- O extintor CO2 apresenta muitas vantagens, como: não danifica produtos, equipamentos e ambientes nos quais é usado; pode ser usado em aparelhos eletrônicos, computadores, telefones e salas de equipamento de tecnologia, pois o gás carbônico não conduz eletricidade;
Contents
- 1 Qual extintor usar para eletricidade?
- 2 Qual é o extintor para combustível?
- 3 Qual é o extintor para a classe D?
- 4 Qual extintor não pode ser usado em equipamentos elétricos?
- 5 O que é o extintor de PQS?
- 6 Qual extintor usar na classe B?
- 7 Qual a maneira correta de usar o extintor de incêndio?
- 8 O que tem dentro de cada extintor?
- 9 Quais os tipos de extintores e para cada um serve?
- 10 Qual extintor usar na classe K?
- 11 O que é um incêndio classe D?
- 12 Qual a classe do extintor pó químico?
- 13 Qual tipo de extintor deve ser utilizado no combate e prevenção de incêndios em materiais combustíveis sólidos?
- 14 Quais são os agentes extintores de pó químico ou PQS?
- 15 Qual o extintor que tem restrição o uso no cockpit devido à corrosão dos eletrônicos?
Qual extintor usar para eletricidade?
Classe C: o melhor extintor para eletricidade Os extintores da classe C são provenientes para os incêndios ocorridos em materiais energizados.
Qual é o extintor para combustível?
Dessa forma, é fundamental que neste tipo de local haja extintores adequados para a extinção da referida classe de incêndio. Assim, os extintores recomendados para posto de gasolina são os de pó químico BC ou ABC, os quais são eficazes para a extinção de incêndios causados pela combustão de líquidos inflamáveis.
Qual é o extintor para a classe D?
Extintor de incêndio classe D destinado para combustíveis e metais pirofóricos. Possui agente extintor a base de cloreto de sódio. O incêndio é extinto através do isolamento entre o metal e a atmosfera e o resfriamento.
Qual extintor não pode ser usado em equipamentos elétricos?
Os extintores de espuma mecânica agem por resfriamento e abafamento e não podem ser utilizados em equipamentos elétricos. São recomendados para incêndios de classes A e B.
O que é o extintor de PQS?
Neste caso NÃO se pode usar extintores à base de água; os extintores de pó químico seco ( PQS ) são os permitidos para esse tipo de incêndio. O pó químico especial é o único capaz de apagar esse tipo de incêndio pois cria uma crosta sobre o metal flamejante e evita seu contato com o oxigênio.
Qual extintor usar na classe B?
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos. Pó Químico B /C É indicado para incêndios da classe B e C.
Qual a maneira correta de usar o extintor de incêndio?
Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso. – Mire a mangueira de extintor na base do fogo; – Aperte a alavanca lentamente para descarregar o conteúdo; – No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo, até que ele se extingua.
O que tem dentro de cada extintor?
O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente.
Quais os tipos de extintores e para cada um serve?
– Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). – Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Qual extintor usar na classe K?
Unidade extintora Classe K Agente úmido com solução líquida a base de Acetato de Potássio, indicado para a classe K (óleos e gorduras) em princípios de incêndio em cozinhas industriais com combustível proveniente de óleos e gorduras de origem animal e vegetal.
O que é um incêndio classe D?
Classe D – Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.
Qual a classe do extintor pó químico?
O extintor de pó químico seco serve principalmente para apagar incêndio da classe B. Mas como já vimos acima, os extintores de pó químico são extremamente versáteis e podem ser utilizados em vários tipos de incêndio.
Qual tipo de extintor deve ser utilizado no combate e prevenção de incêndios em materiais combustíveis sólidos?
O agente extintor de água possui classificação CLASSE A é adequado para combater incêndios que envolvem combustíveis sólidos, como madeira, papel e têxteis. Não deve ser utilizado em equipamentos elétricos por ser um condutor de energia.
Quais são os agentes extintores de pó químico ou PQS?
2.5.3 – Classificação do PQS Pode-se classificar de acordo com o combustível, em: a) Pó Químico Regular (Comum): empregado em incêndios Classe B e C; b) Pó Químico para Múltiplos Propósitos: empregado em incêndios Classes A, B e C; e c) Pó Químico Especial: empregado em incêndios de metais combustível.
Qual o extintor que tem restrição o uso no cockpit devido à corrosão dos eletrônicos?
Os extintores portáteis de CO2, se usados em ambientes confinados como a cabine, colocam em risco a vida dos ocupantes da aeronave. Um outro efeito indesejável é o efeito congelante do gás, que pode comprometer os componentes eletrônicos da aeronave.