Qual A Norma Regulamentadora Que Fala De Trabalho Em Eletricidade?

  • A Norma Regulamentadora NR-10 do Ministério do Trabalho estabelece diretrizes de segurança, visando a proteção de trabalhadores em áreas de risco elétrico. A norma abrange todo o processamento de energia elétrica: geração, transmissão, distribuição e consumo.

Qual a norma regulamentadora que trata sobre trabalhos com eletricidade?

A NR -10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

O que é a nova nr-10 o que ela trata?

A Norma Regulamentadora 10 ( NR 10 ), que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade), é uma das diretrizes utilizadas por empresas que atuam diretamente no controle e prevenção de explosões. Devido ao grande risco de acidentes de trabalho e de danos ao patrimônio, a NR 10 foi criada em junho de 1978.

Quando a NR deve ser adotada dentro das atividades da NR 10?

A norma deve ser adotada em todas as intervenções de instalações elétricas, mediante a técnicas de análise de risco.

You might be interested:  Que Horas Abre Os Caixas Eletronicos Da Cef?

Como funciona a NR10?

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Qual é e o que diz a norma referente à eletricidade?

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão. Ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Em resumo ela trata das prescrições sobre o projeto, execução, manutenção e verificação.

Quais das normas Abaixo está ligada às atividades com eletricidade?

A NR-10 é uma norma bastante completa e que aborda todas as atividades industriais em que há o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica – desde a geração de energia até o consumo. Para isso, traz uma série de medidas de controle e proteção coletivas e individuais.

Qual é o objetivo das normas regulamentadoras?

Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978.

Qual a ação deve ser tomada quanto aos equipamentos e dispositivos desativados?

10.7.7.1 Os equipamentos e dispositivos desativados devem ser sinalizados com identificação da condição de desativação, conforme procedimento de trabalho específico padronizado.

O que é NR no corpo humano?

Paralisia muscular provocada pela circulação da corrente através dos tecidos nervosos que controlam os músculos.

Quais medidas de proteção coletivas são utilizadas nos casos de utilização de instalações elétricas NR 10 )?

Medidas de Proteção Coletiva

  • Isolação das partes vivas;
  • Obstáculos;
  • Barreiras;
  • Sinalização;
  • Sistema de seccionamento automático de alimentação;
  • Bloqueio do religamento automático; etc.
You might be interested:  Qual Forma De Energia, Liberada Pelo Sol, Atinge A Atmosfera Da Terra?

Quem deve fazer treinamento de NR10?

A NR 10 se destina a todos os profissionais que executam algum tipo de serviço ligado a instalações elétricas.

Como fazer a NR10?

O curso da WR Educacional é totalmente online, possui carga-horária de até 160 horas e dispõe de apostilas para estudo. Para obter a formação profissionalizante em nível técnico em NR10 é necessário fazer um outro tipo de curso, geralmente presencial, mas também com opções à distância.

O que é NR10 básico?

Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. O Curso NR 10 Básico, segundo o Ministério do Trabalho (MTE), é obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *