Qual A Função Do Fio Neutro Na Eletricidade?

Entenda a diferença entre Fase, Neutro e Terra – Decorlux

  • Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Para que serve um fio neutro?

Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Onde é ligado o fio neutro?

Neutro é um condutor de circuito que normalmente leva a corrente de volta à fonte. Normalmente, o neutro é conectado ao terra (terra) no painel elétrico principal, na queda da rua ou no medidor, e também no transformador de redução final do suprimento.

O que acontece quando se interrompe o fio neutro?

O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).

You might be interested:  Porque Acontece A Eletricidade?

Como é gerado o condutor neutro?

O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador. Diante disso, o surgimento do neutro vem de transformadores locais.

Qual a função do fio fase?

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

Quantos fios vem do poste?

Na maioria das instalações elétricas de uma residência, entram três fios que vem do poste para a caixa de luz e passam pelo relógio medidor, dois desses fios são chamados de vivos ou fase e o outro é chamado de neutro.

Como saber se o fio é neutro ou terra?

Note que o multímetro apresentou o valor aproximado de 17 volts. Agora vamos repetir o teste trocando de bornes na tomada, e desta vez o valor foi de aproximadamente 0.18 volts. Diante desses números podemos afirmar que, no borne que apresentou o maior valor está a FASE, e no borne com valor menor está o NEUTRO.

Qual é o perigo de se instalar um disjuntor no fio neutro?

O neutro interrompido pode fazer com que as tomadas apresentem tensão maior do que deveriam, podendo causar graves acidentes ou até mesmo queimar os equipamentos.

O que pode ser quando a energia fica caindo?

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.

You might be interested:  Qual A Diferença Entre Corrente Eletrica E Eletricidade?

Como dimensionar o condutor neutro?

Critérios para o Dimensionamento da Seção Mínima do Condutor

  1. O circuito for presumivelmente equilibrado, em serviço normal.
  2. A corrente das fases não contiver uma taxa de 3ª harmônica e seus múltiplos superior a 15%.
  3. O condutor neutro for protegido contra sobrecorrentes.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *