Qual A Capacidade Termica De Um Objeto Que Ao Receber 5000 Cal De Energia?

  • A capacidade térmica de um objeto ao receber 5000 calorias, considerando as informações fornecidas no texto da questão, é equivalente a 200 cal/ºC (duzentas calorias por grau Celsius). Q = 5 000 cal, ou 5 Kcal To = 15 ºC

Qual a capacidade térmica de um objeto que ao receber?

A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. “A capacidade térmica (C) é a razão entre a quantidade de calor (Q) recebida por um corpo e a variação de temperatura (ΔT) sofrida por ele.”

Como calcular a capacidade térmica de um objeto?

Para calcular a capacidade térmica utiliza-se a seguinte fórmula:

  1. C = Q/Δθ ou C = m.
  2. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
  3. Exemplo.
  4. c = Q/m.
  5. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)
  6. 1. (
  7. (UFSE) A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c.

Quanto maior a capacidade térmica de um corpo?

Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.

You might be interested:  Qual A Fonte Da Energia Quimica?

Qual é a capacidade térmica?

A capacidade térmica de um corpo tem a ver com a quantidade de energia que este recebe e a variação de temperatura que esta causa no corpo. Suponhamos que um corpo receba ou perca uma quantidade de energia Q sem alterar seu estado de agregação.

O que é capacidade térmica de um corpo como se calcula?

A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico. c = calor específico; ΔT = variação de temperatura.

Qual a fórmula para calcular a capacidade térmica de um Calorimetro?

Mede-se a temperatura final (T), e calcula -se Ccal a partir da relação entre calor recebido (Qabsorvido) e calor cedido (Qcedido). A partir dessa expressão determinamos a capacidade calorífica do calorímetro Ccal = mcal.

Como calcular Q Mcdelta t?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

Como calcular a capacidade de algo?

1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.

Quanto maior a capacidade térmica de um corpo menor sua temperatura?

Sabemos que a capacidade térmica de um corpo é a quantidade de calor necessária para variar de 1 grau à temperatura do corpo. Assim, um corpo que possui uma grande capacidade térmica necessita de maior quantidade de calor para ser aquecido do que um corpo com menor capacidade térmica.

You might be interested:  Portoes Eletronicos Que Abrem Para Cima?

Quanto maior o calor específico de um corpo?

Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.

Quem tem maior capacidade térmica água ou areia?

Um exemplo é a areia da praia e a água do mar. A areia esquenta muito rápido, mas esfria rapidamente também, enquanto que a água demora para esquentar, contudo esfria mais devagar da mesma forma. Neste caso, a água possui capacidade térmica maior que a areia.

O que é capacidade calorífica exemplos?

Capacidade térmica ou capacidade calorifica é a relação entre calor e temperatura em um corpo. Ou seja, ela é uma constante de proporcionalidade entre o calor Q recebido ou cedido pelo objeto e a variação Δt de temperatura do objeto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *