Para Onde Vao Os Lixos Eletronicos?

  • Para que esse tipo de lixo seja descartado de forma correta, procure cooperativas que são especializadas em reciclar esses materiais. Outra opção é você procurar lojas de telefonia que aceitem esses aparelhos, para que a empresa recicle os materiais e gere outros novos, ou procurar pontos de coletas de lixo eletrônico.

Qual é o destino do lixo eletrônico no Brasil?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”. Cabe aos proprietários dos equipamentos entregá-los para que possam ser corretamente descartados e reciclados.

Onde vai parar o lixo eletrônico?

Esses produtos são destinados a galpões, onde passam por uma seleção e triagem, para serem utilizados novamente como matéria-prima: “Após coleta, triagem, mapeamento e descaracterização, encaminhamos este material para centros especiais voltados à sua reinserção como matéria-prima, fornecendo ainda o laudo que atesta a

Vai o lixo eletrônico?

O descarte incorreto de lixo eletrônico é considerado um problema, pois os componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas em todo o mundo, segundo o The Global E-waste Monitor 2020.

O que pode ser feito com o lixo eletrônico?

O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum, devido a presença de metais pesados em sua composição, como já vimos. Sendo assim, ele deve ser entregue na loja onde foi comprado, para que seja devolvido ao seu fabricante, que dará o destino correto ao material.

You might be interested:  O Que É Eletricista 1?

Como o lixo eletrônico é descartado?

Caso não haja algum suporte do fabricante nesse sentido, procure por pontos de descarte na sua própria cidade. Fazendo uma busca rápida pela internet é possível encontrar pontos de reciclagem desse tipo de descarte. Algumas prefeituras possuem programas próprios para o recolhimento desses resíduos.

Como é tratado o lixo eletrônico no Brasil?

Além de remover e reutilizar ou reciclar componentes com valor comercial, a forma mais adequada de destino do lixo eletrônico no Brasil consiste em um processo químico que elimina os componentes tóxicos e filtra todos os resíduos antes de devolve-los ao meio ambiente.

Onde vai parar o lixo?

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.

Quais os riscos do descarte impróprio do lixo eletrônico?

O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.

O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?

4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico

  1. Faça compras inteligentes! Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso.
  2. Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos.
  3. Doe os eletrônicos em bom estado.
  4. Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *