O Que Significa Dps Em Eletricidade?

  • O DPS é um Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos! Ele tem como função proteger a instalação elétrica contra os efeitos de um raio ou um pico de corrente de um grande motor, acontecimentos que são denominados de surtos elétricos. Veja o funcionamento do DPS! Porém, perceba que ele está sem um Dispositivo de Proteção à Montante.

O que é DPS na eletricidade?

O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.

Quando usar o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Quantos DPS devo usar?

Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

You might be interested:  Qual Tipo De Energia Mais Poluente?

Porque o DPS desarma?

É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento depois de queimar acabou entrando em curto-circuito.

O que é DPS tipo 1?

1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1 Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. O DPS tipo 1 é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350 µs.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Os Dispositivos devem ser coordenados, de forma que primeiramente serão instalados os DPS com maior capacidade de exposição ao surtos ( Classe I), depois os com capacidade média ( Classe II ) e finalmente os DPS mais sensíveis ( Classe III).

Onde deve ser instalado um DPS?

O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.

Qual DPS usar em 127V?

A capacidade máxima de tensão do DPS tem que ser maior que a tensão da rede. Por exemplo, se a tensão da rede elétrica for de 127V, será usado um DPS de 175 VCA. Se a tensão for de 220V, o DPS será de 275 VCA e no caso de 380V, é utilizado o DPS trifásico de 460 VCA.

Como saber a classe do DPS?

Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.

You might be interested:  Qual Horario De Funcionamento Dos Caixas Eletronicos Bb?

O que acontece quando o DPS queima?

O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.

Como funciona um DPS internamente?

Quando o varistor queima a sua temperatura aumenta e a solda derrete. A peça vermelha que está presa pela solda e pressurizada por uma mola fica solta, neste momento a mola empurra a peça vermelha para cima. Mecanismo mecânico que avisa quando o varistor dentro do DPS está queimado.

Onde são aplicados o DPS Classe 1?

A classe I é destinada a proteção contra surtos elétricos conduzidos, provenientes de descargas atmosféricas diretas, geralmente recomendados para locais com alta exposição e/ou que sejam dotados de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *