O Que São Pontos Eletronicos?

  • O Ponto Eletrônico é um sistema que permite o registro de horas trabalhadas por um funcionário numa determinada empresa. Trata-se de um dispositivo no qual o empregado registra seus horários de entrada e a saída no local de trabalho.

O que são pontos eletrônicos?

O ponto eletrônico é um sistema informatizado que registra os horários de trabalho dos colaboradores por meio de um equipamento eletrônico. Dependendo do aparelho utilizado, esses registros podem ser marcados por biometria, cartão de ponto, senha ou até mesmo por reconhecimento facial.

Como entender o ponto eletrônico?

A legislação que determina como funciona o ponto eletrônico exige que a cada registro seja emitido um comprovante com nome do funcionário, CPF, número do PIS, local, data e horário. No caso do controle de ponto digital, o comprovante é enviado por e-mail, facilitando o controle e o acesso dos colaboradores.

Qual a vantagem da marcação eletrônica de ponto?

Vantagens na Automação e Controle Muitas empresas vêm optando pelo ponto eletrônico para registrar a marcação de horas de seus funcionários devido ao benefício obtido em relação ao custo. Além de ser um recurso tecnológico inovador e seguro, pode reduzir muitos gastos desnecessários.

Como funciona controle de ponto?

O controle de ponto é um sistema completo de gestão de jornada, cuja função é registrar os horários de entrada, pausa para o almoço e saída dos colaboradores. Em outras palavras, este sistema é responsável por registrar todas as informações de jornada de trabalho dos funcionários.

You might be interested:  Quanto Custa O Curso De Eletricista Instalador?

Quais os tipos de ponto eletrônico?

Quais são os tipos de pontos eletrônicos?

  1. Ponto biométrico. O ponto biométrico é contabilizado a partir da impressão digital do colaborador, ou seja, através da sua biometria.
  2. Ponto com cartão. Outro ponto eletrônico comumente utilizado pelas empresas é o ponto com cartão.
  3. Ponto online.

Porque ter controle de ponto?

Redução de custos e erros operacionais: O controle de ponto reduz bastante os erros na folha de pagamento, os registros impedem pagamentos indevidos. A empresa também fica respaldada juridicamente com os registros da frequência do trabalhador podendo provar, caso venha a sofrer alguma acusação trabalhista no futuro.

Qual o melhor sistema de controle de ponto?

A Dimep é uma das empresas mais tradicionais do segmento de relógios de ponto. Dentre os modelos eletrônicos, destacam-se Dimep Print Point III, sistema biométrico homologado pelo INMETRO; Dimep Mini Print, ideal para empresas que não possuem estrutura para a instalação de um relógio eletrônico de ponto fixo.

Como fazer o controle de ponto?

5 dicas essenciais para fazer um controle de ponto eficiente

  1. Invista no ponto eletrônico. O ponto eletrônico é o sistema mais seguro e confiável para a marcação dos horários dos colaboradores.
  2. Fique atento à legislação.
  3. Controle o ponto de funcionários externos.
  4. Tenha metas de controle de ponto.
  5. Divida a responsabilidade.

Quantos minutos antes Posso registrar meu ponto?

Segundo o artigo 58 da CLT, existe uma espécie de tolerância entre 5 e 10 minutos para o registro do ponto. Isso quer dizer que nenhuma hora será descontada ou considerada extra caso o ponto seja batido 5 minutos antes ou 5 minutos depois do horário estabelecido.

O que diz a CLT sobre registro de ponto?

O artigo n° 74 da CLT determina que todo estabelecimento que conta com 20 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Essa lei também determina que a marcação pode ser feita de 3 formas diferentes. Por isso, a lei tem o amparo de duas portarias expedidas pelo ministério do trabalho, a 1510 e a 373.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *