- Mas o que são considerados lixos eletrônicos (e-lixo)? A princípio, o termo lixo eletrônico refere-se a todo equipamento que deriva de materiais eletrônicos, sejam eles grandes, como computadores, monitores, geladeiras, micro-ondas, fogões, televisores, ou não, como baterias, pilhas e até carregadores, quando considerados inúteis para uso.
Contents
- 1 Quais são os lixos eletrônicos?
- 2 O que significa o lixo eletrônico?
- 3 O que é lixo eletrônico e quais suas formas de descarte?
- 4 O que pode ser feito com o lixo eletrônico?
- 5 Como deve ser descartado corretamente os lixos eletrônicos?
- 6 Como é descartado o lixo eletrônico no Brasil?
- 7 Porque o lixo eletrônico é um problema?
- 8 O que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente?
- 9 Qual o problema do lixo eletrônico no Brasil?
- 10 O que é um descarte irregular de material eletrônico?
- 11 Como se produz lixo eletrônico?
- 12 O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?
Quais são os lixos eletrônicos?
O lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets e computadores a TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc., que foram descartados por seus donos.
O que significa o lixo eletrônico?
Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e- lixo são termos utilizados para se referir a todos os equipamentos eletroeletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados por seus proprietários, sem a intenção de reutilizá-los.
O que é lixo eletrônico e quais suas formas de descarte?
O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). “Os produtos eletroeletrônicos descartados no lixo comum impossibilitam a reciclagem deles por entidades e claramente prejudicam o meio ambiente.
O que pode ser feito com o lixo eletrônico?
O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum, devido a presença de metais pesados em sua composição, como já vimos. Sendo assim, ele deve ser entregue na loja onde foi comprado, para que seja devolvido ao seu fabricante, que dará o destino correto ao material.
Como deve ser descartado corretamente os lixos eletrônicos?
Separe o que será descartado Da mesma forma, se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares e notebook, deixe-a dentro do produto. Para as pilhas comuns, basta descartá-las soltas ou em uma sacola em qualquer ponto de coleta de pilhas ou de eletrônicos, que também são equipados para recebê-las.
Como é descartado o lixo eletrônico no Brasil?
Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.
Porque o lixo eletrônico é um problema?
Em suma, o descarte incorreto de E- lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.
O que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente?
O lixo eletrônico pode poluir o meio ambiente por meio do vazamento de substâncias químicas perigosas, que chegam aos lençóis freáticos e prejudicam aqueles que recolhem manualmente as partes recicláveis desse descarte.
Qual o problema do lixo eletrônico no Brasil?
O descarte incorreto de lixo eletrônico é considerado um problema, pois os componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. A pesquisa mostrou que, no Brasil, 16% descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum.
O que é um descarte irregular de material eletrônico?
O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.
Como se produz lixo eletrônico?
O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo).
O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?
4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico
- Faça compras inteligentes! Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso.
- Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos.
- Doe os eletrônicos em bom estado.
- Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico.