O Que É Um Medidor De Energia Elétrica?

  • O que é um medidor de energia? O medidor de energia elétrica, popularmente chamado de relógio de luz é um medidor de consumo de energia elétrica de corrente alternada que é usado pelas concessionárias de energia elétrica. Este tipo de medidor mede gastos de energia elétrica mensalmente em kWh em residencias, comércios e empresas.

Como se chama um medidor de energia?

O medidor de energia elétrica também é conhecido popularmente como relógio de luz. A sua função é justamente medir o consumo de energia elétrica de corrente alternada. Os medidores de energia medem o consumo de energia elétrica mensalmente em kWh, que vamos explicar o que é ainda neste artigo.

O que é o medidor eletrônico?

Medidores de energia elétrica são dispositivos eletromecânicos ou eletrônicos que fazem a aferição do consumo de energia elétrica. Já o medidor eletrônico faz a aferição de energia através de transdutores de tensão e de corrente. Estes captam sinais da entrada de energia e os ajustam para que sejam medidos.

Como funciona um medidor de energia elétrica?

O dispositivo contém um disco de metal e funciona com a indução eletromagnética. Quando a eletricidade está sendo usada e percorre as bobinas, cria-se um campo magnético que faz o disco girar. Com o movimento das engrenagens, os ponteiros do medidor também se movem, realizando a contagem do uso de eletricidade.

You might be interested:  O Que Faz Um Mantenedor Eletricista?

O que um medidor de energia registra?

O medidor de energia elétrica é um dispositivo que registra “unidades de energia ” ao longo do tempo. Esta é a definição básica de um medidor de energia elétrica sendo que a única parte difícil de entender no conceito é o que chamamos de “unidades de energia ”.

De quem é a responsabilidade pelo medidor de energia?

O Relator explicou que, de acordo com a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e com a jurisprudência predominante deste Tribunal, o consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição, porquanto tem atribuição de depositário destes.

O que significa KD no medidor de energia?

– o número de entradas da rosca sem fim do eixo (RSF); – a constante do disco do medidor ( Kd ); – número de dentes da primeira engrenagem (Nd). Essa constante representa o número de watt-horas registrado pelo medidor em cada rotação completa do disco.

Como funciona medidor polifásico?

Trata-se de um equipamento eletromecânico com a capacidade de mensurar o consumo de energia elétrica utilizada em determinado lugar. O medidor eletrônico polifásico pode ser ligado diretamente entre a carga e a rede elétrica ou combinado com transformadores de acoplamento de tensão ou corrente.

Como verificar o medidor de energia?

É importante observar o sentido de rotação de cada “relógio”, que funciona em sentido horário e anti-horário (ver setas na parte superior de cada “relógio”). O valor do número registrado da leitura depende da posição em que se encontra o ponteiro. Se ele estiver entre dois números, prevalecerá sempre o menor número.

Como saber se o medidor de energia está com defeito?

Como verificar se está funcionando da forma correta?

  1. Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando.
  2. Faça você mesmo a leitura do medidor no mesmo dia em que é feito pela concessionária.
You might be interested:  O Que Significa Ma Em Eletricidade?

Quantos amperes suporta um medidor de energia?

Esses modelos têm a capacidade de medir até 120 amperes, que é um valor de corrente bos para esses tipos de instalações (casas, condomínios e lojas de pequeno porte). Agora, no caso de indústria, a potência vai ser mais elevada e você vai precisar de mais corrente.

Como faço para queimar a bobina do medidor de energia?

Assim como um motor pode queimar as bobinas por um surto de tensão o mesmo pode ocorrer com as bobinas de um medidor de energia. É fato que também existem técnicas que permitem provocar a queima intencional na bobina dos medidores, sendo uma delas através da injeção de corrente continua.

Como funciona um medidor de energia trifásico?

Para se realizar a medição de consumo de forma mais eficiente, o medidor de energia trifásico conta com 3 (três) fios, que são conectados na rede elétrica e realizam o processo de medição, possibilitando uma medição mais precisa do que nos equipamentos de medição de energia monofásicos.

Como funciona medidor inteligente?

Os medidores inteligentes são dispositivos usados com o objetivo de coletar dados de consumo de energia. Ocorre que medidores inteligentes, ao contrário dos analógicos, capturam de maneira automática informações a respeito do consumo de eletricidade e as transferem diretamente para a companhia elétrica.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *