O Que É Tensão De Passo E Qual A Sua Importância Dentro Da Segurança Em Eletricidade?

O que significa o termo tensão de passo?

Quando a elevação de potencial ocorre entre 2 pontos do solo afastados em 1 m, recebe o nome de tensão de passo. Aplicando este conceito na prática, a tensão de passo pode afetar seres humanos caso exista diferenças de potenciais entre os pés, causando acidentes como paradas cardíacas, queimaduras ou mortes.

Qual o risco provocado pela tensão de passo?

Tensão de passo: Características Ao redor deste ponto a tensão irá diminuir gradativamente à medida que nos distanciamos desse ponto. Com diferentes tensões em várias partes do solo, uma pessoa em pé teria potenciais diferentes em seus pés, levando à ocorrência de um choque elétrico.

O que é tensão de passo nr10?

A tensão de passo é a tensão elétrica entre os dois pés no instante da operação ou defeito tipo curto circuito monofásico à terra no equipamento. No caso da torre de transmissão, a pessoa receberá entre os dois pés atensãodepassoNosprojetosdeaterramentoconsidera-seadistânciaentreosdoispésde1metro.

O que é tensão da Passo e tensão de toque?

As tensões de passo e de toque surgem entre os pés de uma pessoa ou entre os pés e uma parte do corpo (geralmente a mão e o pé), respectivamente. No momento em que ocorre uma falta para a terra, a corrente de curto circuito flui pelo aterramento. Esta passagem de corrente gera tensões no solo.

You might be interested:  Qual A Influencia Dos Jogos Eletronicos Na Vida Dos Jovens?

Quando ocorre a tensão de passo?

A tensão de passo é a diferença de potencial que ocorre entre os pés de uma pessoa, ou entre as patas de um animal em contato com o chão energizado. Para uma tensão de passo ocorrer é preciso de altos níveis de tensão, pois apenas a alta tensão é capaz de romper o dielétrico (isolação) do solo.

Como evitar tensão de toque?

Tensão de Toque A mitigação de riscos potenciais de etapa e toque geralmente é realizada através de uma ou mais das três (3) técnicas principais a seguir: Redução da resistência ao aterramento do sistema de aterramento; Posicionamento adequado dos condutores de aterramento; A adição de camadas superficiais resistivas.

O que as vestimentas de trabalho não precisam contemplar?

A NR-10 aborda em um dos seus itens que “As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas” Condutibilidade para proteger contra os riscos de contato, as vestimentas não deverão possuir elementos condutivos.

O que é tensão de pressão?

Tensão e pressão podem ser definidas por força sobre unidade de área. Ambas são medidas em Pascal. A tensão é mais comumente usada quando a força é exercida para puxar um objeto (pense na tensão de uma corda puxando um bloco). A pressão é geralmente usada quando se empurra algo usando a força.

O que é desenergização e quais as suas etapas?

A desenergização de um sistema é o resultado final de um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas, destinadas a garantir a ausência de tensão no circuito, durante todo o tempo de intervenção e sob o controle dos trabalhadores envolvidos.

O que significa a palavra equipotencialização?

Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis. O objetivo é fazer com que o potencial elétrico em diferentes sistemas, máquinas estruturas, etc. sejam igualados ou equivalentes.

You might be interested:  O Que Um Eletricista Precisa Para Trabalhar?

O que aborda a NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

Quanto a tensão de contato?

É a tensão que pode vir a aparecer num circuito elétrico energizado quando o sistema de isolamento entre duas partes possui falhas que são acessíveis.

Quais são as voltagens?

A energia elétrica é distribuída em 127 Volts ou 220 Volts conforme a região. Antes de ligar qualquer aparelho à energia elétrica você deve saber qual a voltagem naquele local (127V ou 220V) e a voltagem do aparelho. Um aparelho não pode funcionar em outra voltagem que aquela indicada em seu corpo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *