O Que É Retorno Em Eletricidade?

  • SIGNIFICADO DE RETORNO Em instalações elétricas o condutor (ou fio) de retorno pode se referir a duas situações: 1 – É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende.

O que é o fio retorno?

SIGNIFICADO DE RETORNO Em instalações elétricas o condutor (ou fio ) de retorno pode se referir a duas situações: 1 – É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende.

Porque dá retorno no neutro?

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Se um condutor fase colar no neutro, a situação também é a mesma: curto-circuito.

Qual é o fio retorno da lâmpada?

A cor do fio neutro é azul claro, padronizado para facilitar sua identificação por qualquer usuário, inclusive por aqueles que não têm domínio absoluto sobre eletricidade; E o terceiro fio chama-se fio de retorno, que tem função essencial de ligar a lâmpada ao interruptor.

Como fazer retorno de energia?

Para que ocorra o retorno de energia, é necessário conectar outro fio ao borne do interruptor e conduzi-lo até o soquete da lâmpada. Garanta sua segurança fazendo também uma emenda no fio NEUTRO que está representado pelo fio azul, na imagem acima; essa emenda deve ser ligada ao soquete.

You might be interested:  Qual A Energia Consumida Em 1 Hora?

Qual a diferença entre a ligação da fase e do retorno?

O fio fase é conectado em um dos bornes do interruptor; O fio retorno sairá no outro borne, que, assim, será conectado à lâmpada (através de soquete, em seu ponto central);

Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?

CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E LÇMPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.

O que acontece se inverter os fios da lâmpada?

Não tem problema nenhum, porém a melhor forma e para manter a segurança a forma que está na foto (simples). melhor a fase passar pelo interruptor, pois há uma grande chance que a lampada fique piscando quando desligada quando a fase esta diretamente ligada a ela ocasionando um pequeno consumo de energia.

Tem energia no neutro?

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. Em casos que a tensão elétrica no condutor neutro não é zero ou próxima de zero, significa que há um desequilíbrio entre as fases.

Como evitar retorno de energia?

“Em primeiro lugar, a pessoa deve desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar todas as luzes. Em seguida, verificar se o relógio de energia continua girando. Em caso positivo, é sinal de que existe energia escapando. É possível descobrir a origem, desligando-se a chave geral da casa.

Qual fio deve passar pelo interruptor?

O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho: *Atenção! Para iluminação de baixa tensão deve-se utilizar uma bitola mínima de 1,5mm.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *