O Que É O Retorno Na Eletricidade?

mundodaeletrica.com.br

  • SIGNIFICADO DE RETORNO Em instalações elétricas o condutor (ou fio) de retorno pode se referir a duas situações: 1 – É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende.

O que é o retorno da lâmpada?

SIGNIFICADO DE RETORNO 1 – É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende. 2 – O condutor neutro também é denominado de retorno.

O que é fio de retorno na eletricidade?

Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.

Qual é o fio retorno da lâmpada?

A cor do fio neutro é azul claro, padronizado para facilitar sua identificação por qualquer usuário, inclusive por aqueles que não têm domínio absoluto sobre eletricidade; E o terceiro fio chama-se fio de retorno, que tem função essencial de ligar a lâmpada ao interruptor.

Como fazer retorno de energia?

Para que ocorra o retorno de energia, é necessário conectar outro fio ao borne do interruptor e conduzi-lo até o soquete da lâmpada. Garanta sua segurança fazendo também uma emenda no fio NEUTRO que está representado pelo fio azul, na imagem acima; essa emenda deve ser ligada ao soquete.

You might be interested:  Quando Tem Energia Potencial?

Como fazer o retorno de um interruptor?

Será necessário passar dois fios de retorno entre os dois interruptores que serão utilizados, então deve haver um conduíte entre os dois interruptores ou os dois fios devem ser roteados de um interruptor ao outro. Utilize conectores de torção sempre que necessário para unir dois fios.

Porque dá retorno no neutro?

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Se um condutor fase colar no neutro, a situação também é a mesma: curto-circuito. O mais provável, neste caso, é a perda do neutro mesmo, mas acontece de muitas vezes a companhia de eletricidade trocar o neutro por uma fase.

Qual a diferença entre a ligação da fase e do retorno?

O fio fase é conectado em um dos bornes do interruptor; O fio retorno sairá no outro borne, que, assim, será conectado à lâmpada (através de soquete, em seu ponto central);

Qual a cor do fio de retorno da lâmpada?

CORES E IDENTIFICAÇÃO DOS FIOS (NBR 5410): RETORNO: BRANCO NEUTRO: AZUL TERRA: VERDE FASE: VERMELHO OU PRETO NOTAS 1 SEGUIR ESPECIFICAÇÃO DOS MODELOS DAS LUMINÁRIAS E LÇMPADAS CONFORME PROJETO LUMINOTÉCNICO OU LOJAS DE ILUMINAÇÃO.

O que acontece se inverter os fios da lâmpada?

Não tem problema nenhum, porém a melhor forma e para manter a segurança a forma que está na foto (simples). melhor a fase passar pelo interruptor, pois há uma grande chance que a lampada fique piscando quando desligada quando a fase esta diretamente ligada a ela ocasionando um pequeno consumo de energia.

Qual fio deve passar pelo interruptor?

O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho: *Atenção! Para iluminação de baixa tensão deve-se utilizar uma bitola mínima de 1,5mm.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *