mundodaeletrica.com.br
- Leia este breve artigo e descubra. O interruptor diferencial residual, também conhecido como IDR ou apenas DR, é um dispositivo destinado à proteção de pessoas e animais contra os efeitos dos choques elétricos causados por contato direto ou indireto. As correntes de fuga para terra ] O que é uma corrente nominal e como calcular? Eletricidade
Contents
- 1 O que significa IDR na eletricidade?
- 2 Qual IDR usar em residência?
- 3 Qual a diferença entre DPS e IDR?
- 4 Como identificar um IDR e DDR?
- 5 O que é um disjuntor DR?
- 6 Quando usar o IDR?
- 7 Qual o dr para residência?
- 8 Qual a corrente do dr?
- 9 Qual a diferença entre DPS e disjuntor?
- 10 Como identificar um DDR?
- 11 O que é o dispositivo DDR?
- 12 Como dimensionar o DDR?
O que significa IDR na eletricidade?
O Interruptor Diferencial Residual ( IDR ) é um dispositivo de segurança elétrica de uso obrigatório nos quadros de distribuição. Sua função é proteger vidas, de pessoas e animais de estimação, contra choques elétricos.
Qual IDR usar em residência?
Para as instalações residencias, a corrente recomendada usual é de 30mA para corrente elétrica máxima de fuga.
Qual a diferença entre DPS e IDR?
IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.
Como identificar um IDR e DDR?
Dica, IDR tem descrita somente a corrente elétrica dele que é 40A, já o DDR tem descrita a curva e corrente elétrica. Outro ponto que podemos observar é o diagrama ilustrado no IDR, nele não é possível identificar a parte do diagrama responsável pelo disjuntor.
O que é um disjuntor DR?
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
Quando usar o IDR?
Onde utilizar o IDR
- Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira;
- Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;
- Em circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos nas áreas externas;
Qual o dr para residência?
O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais.
Qual a corrente do dr?
Em vários casos o dispositivo DR é limitado a uma fuga de carga máxima de 30 miliamperes. Portanto, tal corrente pode ser suportada por um ser humano sem maiores danos ao corpo. Em industrias, o componente geralmente possui 300 miliamperes como corrente de desarme.
Qual a diferença entre DPS e disjuntor?
Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.
Como identificar um DDR?
Para diferenciar um Disjuntor DDR de um DR, temos alguns detalhes no DR por exemplo a manopla é de cor cinza e a corrente de fuga é identificado no corpo do dispositivo por exemplo 30mA e no DR tem o botão de teste na parte frontal do mesmo, outro detalhe é a simbologia do DR é diferente do disjuntor.
O que é o dispositivo DDR?
DDR – Disjuntor diferencial residual O DDR é um dispositivo que pode atuar como um IDR ou como um disjuntor termomagnético, logo, ele atua tanto combatendo as correntes de fuga, como curtos-circuitos e sobrecargas.
Como dimensionar o DDR?
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
- A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;
- A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.