O Que É Energia Potencial Gravitacional E Elastica?

  • A energia potencial gravitacional, junto com a energia cinética e a energia potencial elástica compõem o que chamamos de energia mecânica. Exemplo Um vaso com uma flor está em uma varanda, no segundo andar de um prédio (ponto A). Sua altura em relação ao chão é de 6,0 m e sua massa é igual a 2,0 kg.

O que é energia potencial gravitacional ou elástica?

Diz-se que um objeto em repouso possui uma energia denominada energia potencial gravitacional, que varia conforme sua altura em relação ao solo. Outra forma de energia é a energia potencial elástica, presente em uma mola comprimida ou esticada. É a energia associada à posição em que o corpo se encontra.

Qual a diferença entre energia cinética energia potencial gravitacional energia potencial elástica?

Enquanto a energia cinética estava ligada à velocidade do corpo, a energia potencial estará associada à sua posição. Não há sentido em tratarmos de energia potencial sem estabelecermos um referencial no qual ela será nula. Afinal, o seu valor será determinado pela diferença energética entre o maior e o menor potencial.

You might be interested:  Qual O Horario Dos Caixas Eletronicos Do Banco Do Brasil?

O que é energia potencial gravitacional Cite exemplos?

As usinas hidrelétricas são um bom exemplo de transformação da energia. A energia potencial gravitacional contida na água de uma represa elevada é convertida em energia cinética, movimentando as pás das turbinas da usina. No gerador o movimento rotatório da turbina se converte em energia elétrica.

Qual é a energia que comprime uma mola?

Energia potencial elástica é a energia associada as propriedades elásticas de uma mola. Um corpo possui a capacidade de produzir trabalho quando está ligado a extremidade comprimida ou esticada de uma mola. Sendo assim, possui energia potencial, visto que o valor dessa energia depende da sua posição.

São exemplos de energia potencial?

Os tipos mais comuns de energia potencial são:

  • Energia potencial gravitacional que depende da posição vertical e da massa de um objeto.
  • Energia potencial elástica de uma mola ou de um elemento plástico.
  • Energia potencial elétrica ou eletrostática de uma carga em um campo elétrico.
  • Energia potencial química.

O que é a energia potencial elástica?

Energia potencial elástica é a energia armazenada como resultado da aplicação de uma força para deformar um objeto elástico. A energia é armazenada até que a força seja removida e o objeto volte à sua forma original, realizando trabalho no processo. A deformação pode envolver comprimir, esticar ou torcer o objeto.

O que é energia cinética e potencial?

Energia cinética e Energia Potencial A soma da energia cinética, produzida pelo movimento, e da energia potencial, gerada pela interação dos corpos, correspondem à energia mecânica, ou seja, a energia produzida por um corpo através do trabalho e que pode ser transferida.

Quais as fórmulas da energia cinética e potencial?

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

You might be interested:  Quanto Ganha Um Eletricista Residencial?

O que é energia cinética de um exemplo?

Em outro exemplo de energia cinética podemos constatar nos acidentes de carro. Quando acontece um acidente em que a causa é a alta velocidade, na batida em alta velocidade em que a uma massa considerável, o carro adquire muita energia cinética. No topo da montanha-russa, a energia potencial está no seu máximo.

O que é energia cinética Cite um exemplo?

O que é Energia cinética: Energia cinética é um tipo de energia que está relacionada com o movimento dos corpos. Por exemplo, se dois objetos tiverem a mesma velocidade, mas com massas diferentes, o corpo que tiver a massa mais pesada terá maior energia cinética.

Qual é a energia potencial gravitacional que um objeto?

Um objeto próximo à superfície terrestre possui energia potencial gravitacional, que é a energia de interação entre a massa do objeto com a massa da Terra. Essa energia está armazenada no sistema Terra- objeto e vai reduzindo-se à medida que a distância Terra- objeto diminui.

Onde fica armazenada a energia que foi necessária para distender a mola?

De onde veio a energia necessária? 4.10 – Como a energia não pode ser destruída, onde fica armazenada a energia que foi necessária para distender a mola? Esta energia recebe agora o nome de energia potencial elástica.

Qual a velocidade do bloco ao atingir a mola?

Assim, a energia potencial elástica da mola será igual à energia cinética do bloco no trecho horizontal do percurso. Substituindo os valores teremos que a velocidade máxima do bloco será de 4,0 m/s.

O que é uma mola ideal?

Um oscilador massa- mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *