O Que É Dr Na Eletricidade?

  • Escrito na categoria ” Conceitos de eletricidade ” por Henrique Mattede. O diferencial residual (DR) que também é conhecido como interruptor diferencial residual (IDR) é um dispositivo de proteção obrigatório em todas as instalações elétricas, mas que nem todos usam.

O que é dr na parte elétrica?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Onde usar disjuntor DR?

O dispositivo DR é obrigatório, de acordo a norma da ABNT NBR 5410, desde 1997, em casos como:

  1. Em circuitos que sirvam a pontos de uso, que estão em locais que tenham banheira ou chuveiro.
  2. Em circuitos que alimentam tomadas que estão em áreas externas a uma edificação.

O que é um IDR em eletricidade?

O Interruptor Diferencial Residual ( IDR ) é um dispositivo de segurança elétrica de uso obrigatório nos quadros de distribuição. Sua função é proteger vidas, de pessoas e animais de estimação, contra choques elétricos.

Como identificar um disjuntor DR?

Para diferenciar um Disjuntor DDR de um DR, temos alguns detalhes no DR por exemplo a manopla é de cor cinza e a corrente de fuga é identificado no corpo do dispositivo por exemplo 30mA e no DR tem o botão de teste na parte frontal do mesmo, outro detalhe é a simbologia do DR é diferente do disjuntor.

You might be interested:  O Que É Eletricidade Estética?

Como funciona o dr?

Dispositivo DR: Como Funciona? O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito. Porém, o DR com essa corrente nominal não protege contra choques elétricos.

Quando usar um dr?

Principais Aplicações do disjuntor DR

  1. Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
  2. Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
  3. Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;

Como o dr consegue detectar uma fuga de corrente?

O dispositivo DR possui um botão de teste, que simula uma fuga de corrente. É usado para testar o funcionamento do dispositivo, por questões de segurança. Alguns profissionais recomendam fazer esse teste pelo menos uma vez por mês, para garantir a segurança. Ele também tem um interruptor de liga/desliga.

Quais são os tipos de IDR?

Classes para IDR e DDR.

  • Classes AC – Corrente alternada.
  • Classes A – Corrente alternada e contínuas pulsadas.
  • Classes B – Corrente contínua.
  • Classe SI – Corrente alternada e contínuas pulsadas super imunizado.

Qual a diferença entre DPS e IDR?

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

O que significa 30 ma?

A sensibilidade do DR pode variar de acordo com dispositivo e aplicação, o valor de 30mA é proposital, pois essa é a intensidade máxima de corrente que uma pessoa consegue suportar sem sofrer danos.

You might be interested:  Quanto É A Diaria De Um Eletricista Industrial?

O que faz o dr desarmar?

Fuga de Corrente nos Aparelhos Elétricos Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.

O que faz um disjuntor DR desarmar?

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é ultrapassada. Ele desarma para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, que poderia começar um incêndio. O disjuntor tem uma mola que desarma o circuito, depois basta ligar novamente, sem precisar trocar peça.

Como saber se o dr está bom?

Tensão da rede. O IDR tem uma tensão de funcionamento que deve ser observada, caso esta tensão esteja muito baixa ou alta o teste do funcionamento do IDR fica comprometido. Uma medição com multímetro é suficiente para averiguar o valor da tensão no circuito.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *