Lei Que Regulamenta Os Radares Eletronicos?

Qual a nova lei dos radares?

Compartilhe: A nova lei entrou em vigor no dia 1° de novembro e proíbe a instalação de radares fixos ou portáteis novos em locais escondidos. Vale destacar, que no caso dos aparelhos já instalados, o prazo de adequação é de 12 meses, ou seja, em novembro de 2021.

O que diz a lei sobre radares?

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu os radares ocultos no Brasil. Com a Resolução 798, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (9), todas as vias monitoradas deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com medidores sempre visíveis.

É obrigatório a sinalização de radares?

Sim. Com a nova lei, as placas de aviso de radares de velocidade não são obrigatórias. Com isso, o que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer é que o condutor tenha o hábito de respeitar o limite de velocidade.

Como verificar a aferição do radar?

No Portal de Serviços do Inmetro nos estados, informe:

  1. em Tipo de Instrumento, escolha Medidor de Velocidade.
  2. em Estado, onde o radar está instalado.
You might be interested:  O Que Um Eletricista Industrial Precisa Saber?

Pode ter radar móvel na rodovia?

A Resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe os radares ocultos, está valendo. Desde o dia 1º de novembro, está proibido esse tipo de radar em todas rodovias do território nacional.

Pode ter radar móvel à noite?

Até bem pouco tempo, os radares de velocidade móveis só operavam durante o dia. Com isso, a policia ganhou condições tecnológicas para fazer o mesmo trabalho de dia ou a noite. As fiscalizações com radares móveis estão sendo feitas em pontos com maior incidência de acidentes a noite também.

Qual a distância que o radar pega os veículos?

CET: Os equipamentos eletrônicos Fixos e Estáticos possuem os pontos de captura de até 15 metros, em média. Por sua vez, os equipamentos portáteis (pistolas) podem atingir até 70 metros durante a fiscalização.

Qual é a distância que o radar móvel pega?

Nos locais em que houver instalado um radar de velocidade fixo, os medidores de velocidade móveis somente podem ser utilizados a uma distância mínima de 500m em vias urbanas e em trechos de vias rurais com características de via urbana. Para os demais trechos de vias rurais, a distância mínima é de 2 km.

Como funciona radar móvel tripé?

Há outro tipo de radar móvel, o de tripé. Apesar de ter o mesmo nome do anterior ele funciona de maneira diferente. O aparelho dispara uma microonda em um ângulo de 20º em direção ao solo. Quando o veículo atravessa a área coberta pelas microondas o sinal é interrompido.

Pode ter radar fixo sem sinalização?

A partir de hoje (1º), radares fixos ou portáteis deverão ser precedidos de sinalização e não podem ficar escondidos nas vias. A Resolução nº 798, publicada em setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entrou em vigor.

You might be interested:  Cursos Que Um Engenheiro Eletricista Precisa Ter?

Quais são os tipos de radares?

Há quatro tipos de radares: fixo, estático, móvel e portátil. Cada um deles mede a velocidade de um veículo de uma forma específica. A legislação que regulamenta o uso desses equipamentos é a Resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Como saber se o radar é fixo ou móvel?

II – Estático: medidor de velocidade com registro de imagens instalado em veículo parado ou em suporte apropriado; III – Móvel: medidor de velocidade instalado em veículo em movimento, procedendo a medição ao longo da via; IV – Portátil: medidor de velocidade direcionado manualmente para o veículo alvo.

Qual a data de aferição do radar?

3º da Resolução 396/2011 do CONTRAN, deve ser realizada manutenção/vistoria nos instrumentos medidores de velocidade a cada 12 meses, como forma de garantia da eficiência e veracidade dos dados aferidos.

Como saber se a multa foi por radar?

Basta acessar o site do Detran do estado e consultar a situação do veículo a partir da placa e código Renavam. Mas lembre- se que essa informação só fica disponível depois de ser cadastrada no sistema.

O que significa aferição certificação?

O que é Aferição: Aferição é o ato de estabelecer a graduação de um instrumento que serve para medir ou pesar obedecendo a um padrão oficial. No sentido figurado aferição é uma comparação, apreciação ou confrontação. É uma avaliação da competência ou capacidade de uma pessoa através de um exame ou teste.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *