Lei Municipal Que Proibe Corte De Energia Na Sexta Feira?

  • Você sabia que existe uma lei que proíbe o corte de fornecimento de água e energia elétrica pelas concessionárias nas sextas feiras, nos sábados, nos domingos, nas vésperas e nos dias de feriados. Pois é, a Lei Ordinária 8066/2011, do município de salvador proíbe o corte e aplica multa que na data da promulgação da lei era de R$ 1.000,00.

É proibido cortar energia Sexta-feira?

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei nº 14.015/2020, que proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado por inadimplência do usuário.

Pode cortar a luz durante a pandemia?

A partir desta sexta-feira (1º), o consumidor de baixa renda poderá ter sua luz cortada ou interrompida se não pagar a conta. Durante a pandemia, o corte de energia havia sido suspenso pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mesmo que a conta de luz não tivesse sido paga.

Pode cortar energia aos finais de semana?

Defensoria explica lei que proíbe corte de serviços essenciais públicos em finais de semana e feriados. Sancionada em junho de 2020, a Lei Federal nº 14.015/2020 determina que os consumidores deverão ser previamente notificados da data de desligamento de serviços públicos essenciais, como água, gás e energia elétrica.

You might be interested:  Quando Surgiu Os Brinquedos Eletronicos?

Pode cortar luz na pandemia Manaus?

O desembargador Délcio Santos, que integra o colegiado, destacou que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovou leis que proíbem o corte de energia elétrica enquanto durar a situação de pandemia.

Quantas contas de energia posso atrasar?

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Pode cortar a água durante a pandemia?

Com as mudanças realizadas no texto da lei, a partir de agora, as companhias estão proibidas de realizar cortes ou suspensão no fornecimento de água e energia, de consumidores que estiverem com contas em atraso enquanto perdurar o período de pandemia.

Até quando está suspenso o corte de energia elétrica?

A suspensão dos cortes vale até o final do mês de setembro e Aneel tem o poder de prorrogar ou não. O corte de energia elétrica por inadimplência para os consumidores de baixa renda segue suspenso até o próximo dia 30 de setembro. Segundo a Aneel, 12 milhões de famílias estão sendo beneficiadas.

Quantas contas da Elektro corta a luz?

Nos casos de corte da energia, caso não haja solicitação formal de religação após dois ciclos completos e consecutivos de faturamento, haverá o encerramento contratual. A Neoenergia Elektro efetuará o desligamento da unidade no local e no sistema, garantindo que não sejam mais geradas contas ou cobranças.

Pode ser cortada água e luz na pandemia?

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 167/19, que proíbe o corte no fornecimento de serviços públicos concedidos, como água, luz e gás, quando houver dívidas pendentes de ocupantes anteriores do imóvel.

You might be interested:  Em Que Consiste A Eletricidade?

Pode cortar internet final de semana?

Vale relembrar que, desde que não seja no final de semana ou feriados, a internet pode ser cortada por falta de pagamento. Cabe salientar que, caso você deixe de pagar a sua conta, a prestadora, por liberalidade, pode promover a negociação da dívida, estipulando um “Termo de Acordo” para o parcelamento do débito.

Quantas contas atrasadas para cortar a água?

Conforme previsto pelo senado, a água não pode ser cortada no período de 90 dias de atraso do pagamento, ou seja, 3 meses. Mas, é importante destacar que logo no primeiro atraso, o fornecimento passa a se tornar reduzido.

Pode cortar água de idoso?

O corte do fornecimento de água é medida privativa do poder público de acordo com a Lei 8987/95 e não pode ser feito através da administração do condomínio. Neste sentido, é necessário especial cuidado para com os condôminos da terceira idade.

Foi suspenso o corte de energia?

Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro (vídeo abaixo).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *