Explique Porque Algumas Substancias Conduzem Eletricidade?

  • A condução da eletricidade é uma propriedade química que se deve a ausência ou presença de carga elétrica. Dessa forma, as substâncias iônicas e metálicas possuem elétrons livres, e portanto, são excelentes condutores de eletricidade, uma vez que os elétrons fluem por suas camadas de forma natural.

Porque determinadas substâncias conduzem corrente elétrica e outras não?

Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.

Porque algumas substâncias são capazes de conduzir eletricidade?

Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores. Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele.

Quais são as substâncias que conduzem corrente elétrica?

A maioria dos metais conduz eletricidade. Outros elementos com alta condutividade elétrica são alumínio, zinco, níquel, ferro e platina. Latão e bronze são ligas eletricamente condutoras, ao invés de elementos. Esta lista de condutividade elétrica inclui ligas assim como elementos puros.

You might be interested:  Um Fio De Cobre Que Apresenta Boa Condução De Eletricidade?

Por que algumas soluções conduzem corrente elétrica?

Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica ). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.

Por que algumas substâncias moleculares não conduzem corrente elétrica?

As substâncias moleculares não apresentam cargas livres e, portanto, são incapazes de conduzir corrente elétrica *. No estado sólido, ao contrário, as substâncias iônicas não conduzem a corrente elétrica porque os íons não se encontram livres para se movimentarem.

Por que o cloreto de sódio não conduz corrente elétrica?

Os sólidos iônicos conduzem pouca eletricidade porque, nesses caras, as cargas estão muito presas, não existe mobilidade. Em uma solução de NaCl em água, os íons estão dissolvidos na água e possuem mobilidade.

Como é chamado o material que não permite a passagem da corrente elétrica?

Materiais isolantes, como vidro, borracha ou cerâmica, oferecem uma grande resistência à passagem de corrente elétrica; Os materiais isolantes têm um número reduzido de elétrons e a maioria deles encontra-se fortemente ligados aos seus núcleos.

Por que alguns materiais são semicondutores?

Os semicondutores são materiais que possuem baixa condutividade elétrica. Esses elementos estão entre os condutores e isolantes, e são capazes de mudar sua condição de condução elétrica com facilidade. Os semicondutores não conseguem conduzir corrente elétrica em condições químicas normais.

Para que um isolante passa a conduzir eletricidade é preciso que?

Rigidez dielétrica Todos os materiais isolantes elétricos apresentam um máximo de valor de campo elétrico que podem suportar. Se esse valor máximo for ultrapassado, o material, mesmo sendo isolante, passará a se comportar como condutor.

You might be interested:  Porque A Água Com Açúcar Não Conduz Eletricidade?

Quando as substâncias conduzem corrente elétrica?

· Substâncias iônicas, quando em solução ou quando fundidas (líquidas), liberam íons, portanto conduzem corrente elétrica. · Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.

Como saber se a substância conduz corrente elétrica?

Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.

Quais substâncias conduzem bem a corrente elétrica é o calor?

Os metais são elementos químicos presentes na Tabela Periódica. Eles apresentam propriedades únicas que se diferem das outras substâncias: ametais, gases, etc. É justamente toda essa estrutura do metal que lhe concede a capacidade de ser ótimo condutor de corrente elétrica.

Quais das soluções conduzem corrente elétrica?

Soluções que contém compostos iônicos conduzem eletricidade, ou seja, os compostos iônicos são condutores elétricos, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido.

Quem conduz corrente elétrica?

Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

Porque os ácidos em solução aquosa conduzem a corrente elétrica?

Todos os ácidos só conduzem corrente elétrica quando estão dissolvidos em água, porque quando estão em meio aquoso, eles sofrem ionização, ou seja, liberam íons.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *