- Mas, equipamentos eletrônicos não devem ser descartados em lixeiras comuns e embrulhados em jornais ou plásticos. O ideal é que seu descarte seja feito em pontos de coleta criados especialmente para isso.
Contents
- 1 Como o lixo eletrônico deve ser descartado?
- 2 O que acontece com o lixo eletrônico descartado?
- 3 O que pode ser feito com o lixo eletrônico?
- 4 Em que lugar pode ser descartado os componentes eletrônicos são juntos ou separados explique?
- 5 Por que devemos saber descartar o lixo eletrônico nos dias atuais?
- 6 O que se faz com o lixo eletrônico descartado no Brasil?
- 7 Como é produzido o lixo eletrônico?
- 8 O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?
- 9 Porque os aparelhos eletrônicos não devem ser descartados em locais inadequados como terrenos baldios ambientes aquáticos e etc?
- 10 Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?
Como o lixo eletrônico deve ser descartado?
Isso porque, durante a sua decomposição, há formação de substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. Para fazer a sua parte, os itens que não têm mais utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que comercializam produtos eletrônicos.
O que acontece com o lixo eletrônico descartado?
“Os produtos eletroeletrônicos descartados no lixo comum impossibilitam a reciclagem deles por entidades e claramente prejudicam o meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”.
O que pode ser feito com o lixo eletrônico?
O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum, devido a presença de metais pesados em sua composição, como já vimos. Sendo assim, ele deve ser entregue na loja onde foi comprado, para que seja devolvido ao seu fabricante, que dará o destino correto ao material.
Em que lugar pode ser descartado os componentes eletrônicos são juntos ou separados explique?
Já os componentes eletrônicos, a exemplo de monitores, celulares e peças de informática, devem ser armazenados em lugar seco e ventilado. Várias cooperativas e empreendimentos de reciclagem de lixo eletrônico estão sendo organizados em todo o país.
Por que devemos saber descartar o lixo eletrônico nos dias atuais?
Os restos de equipamentos eletrônicos contêm mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e podem resultar na contaminação do espaço e das pessoas que fazem a sua manipulação, como as pessoas que separam materiais para reciclagem.
O que se faz com o lixo eletrônico descartado no Brasil?
Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.
Como é produzido o lixo eletrônico?
Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo). Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar em diversas doenças para os animais e os seres humanos.
O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?
4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico
- Faça compras inteligentes! Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso.
- Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos.
- Doe os eletrônicos em bom estado.
- Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico.
Porque os aparelhos eletrônicos não devem ser descartados em locais inadequados como terrenos baldios ambientes aquáticos e etc?
Este lixo libera algumas substancias, por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo prejudiciais para o meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. Alem do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos para a nossa saúde.
Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?
Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei (saiba mais aqui) e fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa desse material.