De Que Maneira Devem Ser Descartados Os Aparelhos Eletronicos?

  • Mas, equipamentos eletrônicos não devem ser descartados em lixeiras comuns e embrulhados em jornais ou plásticos. O ideal é que seu descarte seja feito em pontos de coleta criados especialmente para isso.

Como o lixo eletrônico deve ser descartado?

Isso porque, durante a sua decomposição, há formação de substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. Para fazer a sua parte, os itens que não têm mais utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que comercializam produtos eletrônicos.

O que acontece com o lixo eletrônico descartado?

“Os produtos eletroeletrônicos descartados no lixo comum impossibilitam a reciclagem deles por entidades e claramente prejudicam o meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) atribui ao fabricante a obrigação de dar o destino, processo também chamado de “logística reversa”.

O que pode ser feito com o lixo eletrônico?

O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo comum, devido a presença de metais pesados em sua composição, como já vimos. Sendo assim, ele deve ser entregue na loja onde foi comprado, para que seja devolvido ao seu fabricante, que dará o destino correto ao material.

You might be interested:  Metal Que Conduz Melhor A Eletricidade?

Em que lugar pode ser descartado os componentes eletrônicos são juntos ou separados explique?

Já os componentes eletrônicos, a exemplo de monitores, celulares e peças de informática, devem ser armazenados em lugar seco e ventilado. Várias cooperativas e empreendimentos de reciclagem de lixo eletrônico estão sendo organizados em todo o país.

Por que devemos saber descartar o lixo eletrônico nos dias atuais?

Os restos de equipamentos eletrônicos contêm mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e podem resultar na contaminação do espaço e das pessoas que fazem a sua manipulação, como as pessoas que separam materiais para reciclagem.

O que se faz com o lixo eletrônico descartado no Brasil?

Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.

Como é produzido o lixo eletrônico?

Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo). Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar em diversas doenças para os animais e os seres humanos.

O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?

4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico

  1. Faça compras inteligentes! Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso.
  2. Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos.
  3. Doe os eletrônicos em bom estado.
  4. Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico.

Porque os aparelhos eletrônicos não devem ser descartados em locais inadequados como terrenos baldios ambientes aquáticos e etc?

Este lixo libera algumas substancias, por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo prejudiciais para o meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. Alem do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos para a nossa saúde.

You might be interested:  O Que É Energia Hidraulica Yahoo?

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?

Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei (saiba mais aqui) e fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa desse material.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *