Um Elemento Que Tem Raio Atomico Grande E Pequena Energia?(Resposta correta)

Quanto menor o raio de um átomo?

À medida que o número atômico aumenta (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico diminui. Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos.

Qual elemento tem o menor raio atômico?

Com isso, o criptônio será menor, ou seja, terá um raio atômico menor que o do potássio. A tendência geral é que para a direita na tabela periódica, menor será o raio. Essa é a razão do porquê o hidrogênio não ter o menor raio de todos, mas sim o hélio.

Quais os elementos de maior raio?

Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.

You might be interested:  Alimentos Que Proporcionam Energia? (TOP 5 Tips)

Por que o raio atômico do Cálcio é maior que o do zinco?

Isso acontece porque o número atômico (Z) aumenta da esquerda para a direita, ou seja, a quantidade de prótons (p) aumenta, e isso aumenta a atração que os prótons no núcleo exercem sobre os elétrons (e) na eletrosfera.

Quanto maior o raio de um átomo menor será sua?

Assim, o raio de um cátion será sempre menor do que o raio do seu átomo neutro. No caso de um ânion: O número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo.

Quanto menor o raio atômico de um átomo é maior a sua dificuldade?

2) Quanto menor o raio atômico de um átomo: I – maior a sua dificuldade para perder elétrons, isto é, maior a sua energia de ionização. II – maior a sua facilidade para receber elétrons, isto é, maior a sua afinidade eletrônica. III – Maior a sua tendência de atrair elétrons, isto é, maior a sua eletronegatividade.

Qual dos elementos abaixo tem o maior raio atômico?

O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).

Qual é a explicação do potássio possuir menor eletronegatividade que o bromo através da propriedade raio atômico?

Isso acontece em virtude do tamanho do raio atômico. Quanto maior o raio de um átomo, mais distantes os elétrons compartilhados estarão do seu núcleo e, portanto, mais fraca será a atração entre eles.

Qual é o elemento que possui a menor Eletropositividade de todos?

O frâncio (Fr) é considerado o elemento químico mais eletropositivo da tabela periódica, enquanto o Flúor (F) é o menos eletropositivo.

Quais os elementos de maior raio é por que 3li ou 19K?

a) O raio atómico do potássio ( 19K ) é maior. Justificação: Sendo que o raio atómico aumenta ao longo do grupo e estando estes dois elementos no mesmo grupo (1° grupo/grupo dos metais alcalinos), o elemento com o maior número atómico tem o maior raio atómico pois estão no mesmo grupo.

You might be interested:  Qual Lâmpada Economiza Mais Energia? (TOP 5 Tips)

Quais os elementos de maior raio 11na ou 17ci?

O 17Cℓ tem maior número de camadas, sendo, portanto, o que possui maior raio atômico. Os íons 9F e 11Na + possuem a mesma quantidade de elétrons, mas o 11Na + possui mais prótons e, desse modo, a atração entre os elétrons e os prótons é maior, diminuindo o raio atômico do íon.

Qual é o elemento de maior eletronegatividade?

Nesse sentido cresce, então, a atração entre os elétrons e o núcleo, ficando menor o raio atômico e aumentando a eletronegatividade. Desse modo, o elemento mais eletronegativo é o Flúor (4,0) e o menos eletronegativo é o césio (0,7).

Qual é a ordem crescente dos raios atômicos?

Portanto, a ordem crescente de raio atômico é a seguinte: N < Li < Mg < K. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico que: a) Aumenta com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas.

Por que o raio atômico do sodio é maior que o do cloro?

O sódio apresenta maior raio atômico que o cloro por estar mais à esquerda na Tabela Periódica e, principalmente, por ter um número atômico menor que o do cloro. Por isso, o sódio é o mais eletropositivo e tem tendência de perder elétrons para o cloro.

Como varia o raio atômico na tabela periódica?

O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica. Com respeito a elementos pertencentes à uma mesma família, o seu raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *