Sobre A Energia Nuclear É Correto Afirmar Que?(Resposta perfeita)

O que é correto afirmar sobre a energia nuclear?

é considerada energia limpa e renovável, mas depende da sazonalidade climática e dos efeitos de fenômenos tectônicos. apresenta mínima interferência no efeito estufa, mas um de seus maiores problemas é o destino fnal do lixo nuclear.

Porque a energia nuclear é suja?

As usinas nucleares produzem uma elevada e variada quantidade de rejeitos, que incluem o próprio urânio utilizado nos reatores e os equipamentos contaminados pelo urânio e por outros elementos resultantes das reações ocorridas. Esses resíduos são altamente tóxicos e nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.

Por que se usa energia nuclear?

Embora utilizada inicialmente para fins militares, depois das experiências catastróficas de Hiroshima e Nagasaki, a energia nuclear passou a ser utilizada, principalmente, para fins pacíficos. Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares.

Qual é a forma da energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

You might be interested:  Qual A Maior Fonte De Energia?(Solução encontrada)

O que é energia nuclear ou atômica?

O que é Energia nuclear: Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Que aspectos positivos e negativos você associa a energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Quais fatores você acredita serem necessários para justificar a necessidade de uma usina nuclear?

A luz solar e os ventos são intermitentes, exigindo nas usinas uma capacidade extra de acumulação de energia, para que o fornecimento seja confiável. Por sua vez, a biomassa requer uma área de extensão considerável (400.000 ha para cada 1.000 MWe gerados) para o plantio de árvores.

Por que a energia nuclear não pode ser considerada uma fonte de energia renovável e limpa justifique mencionando os impactos ambientais que ela pode causar?

Nuclear: risco de graves acidentes nucleares As usinas nucleares funcionam como as termelétricas, mas com combustíveis muito mais perigosos: urânio e plutônio. Na fissão para gerar o calor, eles produzem material radioativo. Ou seja, um grande impacto ambiental pode ser provocado com o uso da energia nuclear.

Qual a energia mais limpa nuclear?

Energia atômica é mais limpa, não sofre de intermitência, precisa de uma área até 360 vezes menor que a de uma usina eólica e 75 vezes menor que a de uma solar com a mesma capacidade instalada. Além disso, é mais segura e gera empregos de maior valor agregado.

You might be interested:  O Que Gasta Mais Energia Ventilador De Teto Ou De Chao?(Solução)

Em que podemos usar a energia nuclear?

Os principais usos da energia nuclear são os seguintes:

  1. Geração de eletricidade.
  2. Processos industriais.
  3. Armamento militar e desenvolvimento de bombas atômicas.
  4. Medicina nuclear.
  5. Agricultura e controle de pragas.
  6. Alimentos.
  7. Meio Ambiente.
  8. Outros usos da energia nuclear.

Quais as características da energia nuclear?

A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

Como é o processo de geração de energia nuclear?

Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica. Assim, então, obtém-se a energia elétrica.

Quais são os três tipos de energia nuclear?

Quais são os tipos de energia nuclear?

  • Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;
  • Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *