Porque Há Necessidade De Buscar Fontes De Energia Que Substituam O Petróleo?(Resolvido)

Por que há necessidade de buscar fontes de energia?

As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.

Por que há necessidade de buscar fontes de energia que substitua o petróleo?

Produzem menos impactos negativos no meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais. Oferecem poucos riscos, se comparadas ao uso de energia nuclear. Utilizar as fontes alternativas de energia reduz a dependência energética do atual modelo energético mundial, baseado no uso de combustíveis fósseis.

O que pode substituir o petróleo como fonte de energia?

Entre os principais exemplos de tipos de energias alternativas, estão: a energia solar, eólica, hidráulica (também chamada de hídrica ou hidrelétrica), geotérmica e ondomotriz para obtenção de energia elétrica e, como substitutos de combustíveis fósseis, os biocombustíveis de origem vegetal.

Desde quando o petróleo é conhecido e como ele é utilizado no passado?

O petróleo era conhecido já na antigüidade, devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos. No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação.

You might be interested:  Como Saber Que Horas Volta A Energia?

É possível utilizar água como fonte de energia?

Energia Hidráulica A energia gerada por esta fonte vem do aproveitamento da água dos rios. Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial (da água ) em energia mecânica e, por fim, em elétrica.

Que outro composto ou substância poderá substituir o petróleo?

Outro alternativa ao petróleo, conhecido e usado desde a Segunda Guerra Mundial é a gasolina sintética ou nafta sintética, que pode ser utilizada tanto como combustível como matéria prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos da cadeia de transformação de petróleo.

O que acontece quando o petróleo acabar?

Energia nuclear, eólica, solar e hidroelétrica podem substituir o petróleo como combustível para meios de transporte e para fornecer eletricidade para a população. Mesmo assim, alguns produtos que tem o petróleo como matéria prima, podem se tornar raridade ou deixarem de ser produzidos.

Quais produtos obtemos da refinação do petróleo?

O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Principais produtos derivados do petróleo

  • Gasolina automotiva;
  • Combustível de aviação;
  • Óleo diesel;
  • Óleos lubrificantes;
  • Óleos combustíveis;
  • GLP;
  • Produtos asfálticos;
  • Querosene de iluminação;

Quais medidas poderiam ser tomadas para substituir o petróleo?

6 combustíveis que podem substituir os derivados do petróleo

  • O bom e velho álcool. O álcool etílico, ou etanol, é velho conhecido dos brasileiros.
  • Biodiesel de óleos vegetais.
  • Combustível a partir de resíduos: a solução dois por um.
  • E-combustíveis sintéticos.
  • O limpo hidrogênio.

Como substituir o combustível?

Dentre as opções mais promissoras para tomar o lugar da gasolina e do etanol está o gás hidrogênio, cuja queima libera grandes quantidades de energia e produz principalmente água – substância inofensiva, diferentemente do gás carbônico gerado pela queima dos combustíveis usados atualmente.

You might be interested:  Qual A Melhor Marca De Gerador De Energia A Gasolina?(Solução encontrada)

Quando o petróleo começou a ser usado?

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

Como o petróleo é conhecido?

Petróleo, do latim petroleum, é a união das palavras petrus (pedra) e oleum (óleo) que significa literalmenteóleo de pedra. Pelo fato de ser uma das principais fontes de energia a nível mundial, o petróleo é conhecido como ouro negro.

Como foi formado o petróleo?

O petróleo é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente plâncton, formada por meio da ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. No decorrer de milhões de anos, esse material se acumulou no fundo de oceanos, mares e lagos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *