O Que Significa Desvio De Energia No Ramal De Ligação?

O que é desvio de energia no ramal de ligação?

Considera-se desvio de energia elétrica todos os tipos de ligações que não passam pelo medidor de watt hora, a fim de burlar a medição do consumo de energia. Um deles é a derivação feita no ramal de entrada, entre o ponto de entrega e o medidor de watt hora. Parte do consumo passará pelo desvio e não será registrado.

Como descobrir um desvio de energia elétrica?

Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.

O que é desvio de energia?

Furto de energia é puxar energia diretamente da rede elétrica da CEMIRIM sem a medição do consumo e o conhecimento da Cooperativa. São os conhecidos “gatos”. Fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu relógio de energia com o objetivo de reduzi-lo. 2.

You might be interested:  O Que Tomar Pra Ter Mais Energia?(Melhor solução)

Como proceder em caso de furto de energia elétrica?

Posto isso, ao encontrar um furto de energia elétrica em sua rede, a concessionária deve proceder da seguinte maneira:

  1. Lacrar o medidor de consumo, mas sem suspender o fornecimento do serviço.
  2. Emissão do TOI: deve ser emitido na presença do consumidor, que deve acompanhar todas as etapas de inspeção.

O que é o termo de ocorrência e inspecao?

É o Termo de Ocorrência e Inspeção, um documento utilizado por profissionais de campo de todas as distribuidoras de energia do país para registrar anormalidades encontradas no medidor que podem impactar no consumo de energia.

Quanto é a multa de desvio de energia?

no estabelecimento não seja suspensa, sob pena de multa diária de R$ 500 ao dia, até o limite de 30 dias.

Qual valor da multa por fazer gato na luz?

FRAUDE EM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA – DANO MORAL – ARBITRAMENTO EM R$ 5.000,00 – JUROS DE MORA – EVENTO DANOSO – NÃO PROVIDO.

Como descobrir se sua casa tem gato de energia?

Desligue a chave geral e observe o medidor. Se ele parar de girar, então o problema está na instalação elétrica. Se o medidor não parar de girar, o problema está no próprio medidor.

Como saber se tem alguém usando sua luz?

Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia.

Como provar furto de energia?

A principal prova contra a imputação de crime de furto de energia elétrica que o consumidor pode trazer para o processo é a ausência de alteração da média de consumo mensal após a lavratura do TOI, comparando com período anterior ao da inspeção realizada pela concessionária.

You might be interested:  Qual O Horário De Pico De Energia Elétrica?(Resposta correta)

O que acontece com quem faz gato de luz?

Prática comum no Brasil, o desvio de energia pode levar à prisão e pagamento de fiança. Já quando é realizada uma adulteração do medidor para que o mesmo faça uma leitura errônea da energia consumida na casa, para um quantitativo menor, ocorre o delito de estelionato.

Como é feita a inspeção de medidores de energia?

4 métodos de inspeção de medidores em campo

  • Ensaio de exatidão.
  • Ensaio do registrador/Ensaio do mostrador.
  • Ensaio de marcha em vazio.
  • Inspeção Visual.

Como comprovar gato na energia?

A concessionária de energia é responsável por compor um conjunto de evidências para a caracterização de eventual irregularidade, sendo necessários para comprovar a mesma. Durante a inspeção por parte da concessionária de energia é emitido um documento chamado de TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção.

Como fazer uma denúncia de roubo de energia?

Denúncia de Fraude Você não precisa se identificar, sua denúncia pode ser anônima. Basta preencher os campos abaixo, principalmente o endereço completo da ocorrência, para ajudar a combater o furto de energia. Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196.

Qual a pena para furto de energia elétrica?

Ambos são crimes previstos no Código Penal: a fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referente ao período fraudado acrescidos de multa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *