O Que Energia Nuclear?(Solução)

28 1942 « » . , .

O que gera a energia nuclear?

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.

Quais são os tipos de energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

O que é energia nuclear resposta?

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças na constituição do núcleo de átomos de determinados elementos químicos. A energia das ligações atômicas pode ser liberada quando essas conexões passam por alguma transformação, como uma fissão ou fusão de núcleos.

Quais são as características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

You might be interested:  Quanto Uma Empresa Gasta De Energia?(Resposta perfeita)

Como é produzida a energia nuclear no Brasil?

A tecnologia nuclear no Brasil é única, a nossa energia não é produzida a partir de Urânio 235 como de costume, o Urânio 238 também entra no processo. Mas a energia nuclear só é obtida a partir do Urânio 235, que pode sofrer fissão nuclear, enquanto o seu isótopo Urânio 238 não.

Como é a produção de energia nuclear no Brasil?

Atualmente, a produção brasileira atende apenas 60% da demanda anual da usina nuclear de Angra 1, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Já o restante do urânio enriquecido é importado da Europa e de outros países, como a Rússia e o Cazaquistão.

Qual o uso da energia nuclear?

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

Quais tipos de energia são utilizados no processo de produção de energia elétrica por meio de usinas nucleares?

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.

Quais são as desvantagens da energia nuclear?

DESVANTAGENS

  • Os acidentes tem sérias consequências.
  • Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares.
  • O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
  • Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.

Porque energia nuclear é ruim?

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas

You might be interested:  Qual A Energia Mais Cara Do Brasil?(Melhor solução)

Quais são as vantagens e desvantagens da energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

  • Nível menor de poluição atmosférica.
  • Opção para países com poucos recursos hídricos.
  • Disponibilidade do combustível.
  • Imenso poder energético.
  • Área para construção reduzida.
  • Risco de acidente nuclear.
  • Poluição térmica.
  • Lixo nuclear.

Porque a energia nuclear é considerada uma energia limpa?

A energia nuclear não é renovável, uma vez que não utiliza recursos que são naturalmente reabastecidos. Um dos principais argumentos utilizados para defender o uso da energia nuclear como uma alternativa limpa é o fato de que ela não emite CO2 para a atmosfera, não contribuindo para o aquecimento global.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *