O Que É Energia Reticular?(Resposta perfeita)

Como calcular a energia reticular?

A energia reticular associada ao LiF(s) pode ser expressa através da equação: LiF(s) → Li+(g) + F(g)ΔHf = U. Li+(g) + F(g) → LiF(s)ΔHf = – U LiF

  1. ΔHf = ΔHs + ΔHI1 + ΔHd + ΔHAF1 – U. LiF
  2. -594,1 = 155,2 + 520 + 75,3 – 328 – U. LiF
  3. -594,1 = 422,5 – U. LiF
  4. ULiF = 1.016,6 KJ.

Como é definida a energia reticular?

A energia reticular dos compostos iónicos consiste numa medida da estabilidade de uma rede de cristal, avaliada com base na energia que seria libertada por cada mole de átomos, iões ou moléculas do cristal infinitamente afastadas ao distribuírem-se para formar o cristal.

Qual o fator mais influente no valor de energia reticular?

As energias de rede são mais elevadas para substâncias com íons pequenos e altamente carregados. carregadas de forma oposta é diretamente proporcional ao produto das cargas. Uma carga maior significa que os íons são mais atraídos. Dos dois fatores, a carga de íons é geralmente mais importante.

You might be interested:  Lugares Que Não Têm Energia Elétrica No Brasil 2020?(Resposta perfeita)

Quanto maior a energia reticular?

De modo geral, quanto maior o produto entre os módulos das cargas elétricas dos íons e menores as distâncias entre os seus núcleos, maior a energia reticular.

Qual é a relação entre a energia reticular é a solubilidade?

Um decréscimo na energia reticular favorece um aumento na solubilidade, porém nesse sentido ocorre também um decréscimo na energia de hidratação (Tabela 4). No processo de hidratação do íon metálico, ocorre a formação de duas camadas de hidratação distintas.

O que é energia de atomização?

A energia de ligação consiste na quantidade de energia associada a uma ligação num composto químico. É obtida através do calor de atomização. Por exemplo, no metano a energia de ligação da ligação C-H é um quarto da entalpia do processo.

Como calcular a energia de rede de um composto?

Para o calculo da energia de rede, devemos utilizar a equação de Born-Landé, a saber: Onde: A = Constante de Madelung (já calculada) = 1,7476 NA = Número de Alvogrado = 6,02 x 1023 mol-1 e = carga elementar = 1,602 x 10-19 c Z+ = modulo da carga positiva (cátion) = 1 Z- = modulo da carga negativa ( ânion) =1 p = 3,1416

Qual a energia de rede do NaF?

A afinidade eletrônica do flúor, por sua vez, é -337 kJ/mol. Para vaporizar um mol de sódio são necessários 108 kJ/mol e para transformar ½ mol de moléculas de flúor em 1 mol de átomo de flúor são necessários 79 kJ/mol. Na formação direta de 1 mol de NaF são liberados (negativo) 569 kJ por mol.

Quais fatores influenciam na energia da rede cristalina?

→ Resulta da atração eletrostática de íons de cargas opostas. 2.1.1 Formação das ligações iônicas.

You might be interested:  Qual O Ar Condicionado Que Gasta Menos Energia? (TOP 5 Tips)

Como se determina a energia de dissociação?

Por exemplo, a energia de dissociação da ligação para uma das ligações C-H em etano (C2H6) é definida pelo processo: CH3CH2-H → CH3CH2· + H· Sendo D = ΔH = 101.1 kcal/mol (423.0 kJ/mol).

Como calcular a entalpia de sublimação?

Assim para obtermos a entalpia de sublimação da água a 0 ºC, devemos somar as entalpias de fusão e de vaporização da água nessa temperatura. Não tem sentido somar entalpias de transição em temperaturas diferentes.

O que é energia de sublimação?

Sublimação requer energia adicional e é uma mudança endotérmica. A entalpia de sublimação (também chamada calor de sublimação ) pode ser calculada adicionando a entalpia de fusão e a entalpia de vaporização. Sublimação é processo de conversão de sólidos diretamente em gás.

Em qual composto As interações entre os íons são mais fortes?

As interações iônicas devem ser mais fortes no NaCℓ, pois o raio iônico do Na+ é menor do que o raio iônico do K+.

Quais as principais variáveis na equação de Born lande é como se relacionam com a energia de rede?

A equação de Born – Landé fornece o valor da energia reticular de um composto iônico. Em 1918 Max Born e Alfred Landé propuseram que a energia da rede cristalina poderia ser derivada a partir do potencial eletrostático da rede iônica e do termo de energia potencial repulsiva.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *