O Que É Energia Nuclear Yahoo?

Que é a energia nuclear?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Porque a energia nuclear é uma energia cara?

Desvantagem: a energia nuclear é potencialmente perigosa (vide o acidente de Chernobyl). Contra-argumento: os novos modelos de usinas são mais simples, e dependem menos de intervenções humanas ou mecânicas, em caso de acidentes.

O que a energia nuclear provoca?

Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.

Qual a diferença de energia nuclear para termonuclear?

Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.

You might be interested:  O Que Sao Fontes Renovaveis De Energia?(Melhor solução)

Quais as características da energia nuclear?

A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

Quais são as características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Por que ser a favor da energia nuclear?

Grande disponibilidade do combustível; Pequeno risco no transporte do combustível; Pequena quantidade de resíduos; Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

Quais são as vantagens e desvantagens sobre a energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

  • Nível menor de poluição atmosférica.
  • Opção para países com poucos recursos hídricos.
  • Disponibilidade do combustível.
  • Imenso poder energético.
  • Área para construção reduzida.
  • Risco de acidente nuclear.
  • Poluição térmica.
  • Lixo nuclear.

Porque os ambientalistas são contra o funcionamento de usinas nucleares?

O ambientalista refuta a tese de que a energia nuclear é uma fonte limpa, que não emite gases poluentes. “No caso do Brasil, como o urânio não é enriquecido no nosso território, isso não é uma verdade”. Em estado puro, o urânio não serve como combustível para a produção de energia.

Quais são os pontos negativos da energia nuclear?

Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.

You might be interested:  O Que E Transformação De Energia? (TOP 5 Tips)

O que gera a energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Quais são os impactos ambientais da energia nuclear?

O principal impacto ambiental gerado pelas usinas nucleares é a geração de grande quantidade de lixo atômico, produto que é extremamente perigoso e para o qual não há nenhum meio de descontaminação, ao contrário do que acontece com outras espécies de lixo.

Quais são os três tipos de energia nuclear?

Quais são os tipos de energia nuclear?

  • Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;
  • Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

Qual é o combustível utilizado nas usinas nucleares?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

O que significa o termo nuclear?

Significado de Nuclear adjetivo Relativo ao núcleo e especialmente ao núcleo do átomo: física nuclear. Relacionado com núcleo (parte central) ou próprio deste; nucleal. [Figurado] Parte mais importante, essencial, fundamental de alguma coisa: análise nuclear para entendimento do texto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *