O Que É Energia Nuclear Como Ela Vem Sendo Utilizada?(Questão)

O que é energia nuclear e como ela vem sendo utilizada?

A Energia Nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia obtida através do processo de fissão de um átomo de grande massa, como o urânio e o plutônio, a partir do choque destes átomos com nêutrons. Entretanto, atualmente, esse tipo de energia vem sendo utilizada, principalmente, para fins pacíficos.

Como a energia nuclear vem sendo utilizada nos dias atuais?

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

Como podemos explicar a energia nuclear?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Qual é o combustível utilizado nas usinas nucleares?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

You might be interested:  Marque A Alternativa Que Indica As Fontes De Energia Renováveis?(Questão)

Que aspectos positivos e negativos você associa a energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Como é o processo de geração de eletricidade nas usinas nucleares?

Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor ( energia térmica).

Quais são as características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Onde a energia nuclear é necessária?

Nos reatores nucleares, essa energia é aproveitada para gerar calor e na sequência energia elétrica pela movimentação de turbogeradores. A energia nuclear é muito utilizada na medicina, na agricultura, no meio ambiente e na indústria, principalmente, para a geração de energia elétrica.

Qual o combustível usado nas duas usinas nucleares que o Brasil possui?

Uma pequena pastilha de urânio enriquecido, com o tamanho de uma bala, é capaz de produzir a mesma eletricidade que 22 caminhões tanques de óleo diesel. “O combustível nuclear é o mais denso que o homem pode utilizar, ou seja, uma pequena quantidade produz muita energia”, explica Guimarães.

You might be interested:  O Que São As Fontes De Energia?(Questão)

O que é feito com o combustível radioativo após o uso para produção de energia elétrica?

Esse processo é denominado fissão nuclear. A central nuclear é a instalação industrial própria usada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *