O Que É Energia Atômica?(Solução encontrada)

28 1942 « » . , .

Qual o significado de energia atômica?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

O que é energia atômica e renovável?

A energia nuclear é proveniente da fissão de um átomo pesado, ou seja, da divisão do núcleo do átomo de metais. Ao serem divididos os átomos liberam grande quantidade de energia. A energia nuclear não é renovável, uma vez que não utiliza recursos que são naturalmente reabastecidos.

Qual é a principal fonte de energia das termonucleares?

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.

Quais são os três tipos de energia nuclear?

Quais são os tipos de energia nuclear?

  • Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;
  • Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.
You might be interested:  De Onde Nosso Organismo Obtem As Substancias Fornecedoras De Energia?

Como o urânio gera energia?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

Quais as principais características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Porque o urânio não é renovável?

O combustível nuclear usado nas usinas nucleares é o urânio ou plutônio. O urânio é um mineral, não muito abundante, que é extraído da Terra. Tem uma estrutura muito instável e é muito fácil mudar sua estrutura atômica. Por esse motivo, a energia nuclear é considerada uma fonte de energia não renovável.

O que são fontes de energia renováveis?

Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis).

É uma energia renovável?

As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.

Qual é o ponto negativo das usinas nucleares?

Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.

You might be interested:  De Onde Vem A Energia Elétrica Que Consumimos Como Ela É Obtida?(Resolvido)

Onde tem energia nuclear?

A maioria está na Europa, América do Norte, Ásia Oriental e Sul da Ásia. Os Estados Unidos é o maior produtor de energia nuclear, enquanto a França é o país que tem a maior parte da eletricidade gerada por energia nuclear.

Quais são os principais problemas da energia nuclear?

Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Como é feita a produção de energia nuclear?

O funcionamento de uma usina termonuclear se dá pelo calor gerado pela fissão (que nada mais é do que a divisão) ou fusão de átomos de urânio, o que acontece dentro dos reatores. Esse calor é capaz de aquecer uma quantidade de água, que acaba evaporando para movimentar a turbina e ligar o gerador elétrico.

Quantas usinas nucleares tem no Brasil?

O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).

Quais são os tipos de reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *