O Que É Energia Atomica?(Resposta perfeita)

28 1942 « » . , .

Qual o significado de energia atômica?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Qual é a principal fonte de energia das termonucleares?

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.

Quais as principais características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

You might be interested:  Quanto Custa Um Curso De Energia Solar?(Melhor solução)

Como o urânio gera energia?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

Qual o uso da energia nuclear?

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

Quais são os três tipos de energia nuclear?

Quais são os tipos de energia nuclear?

  • Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;
  • Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

Qual é o ponto negativo das usinas nucleares?

Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.

Onde tem energia nuclear?

A maioria está na Europa, América do Norte, Ásia Oriental e Sul da Ásia. Os Estados Unidos é o maior produtor de energia nuclear, enquanto a França é o país que tem a maior parte da eletricidade gerada por energia nuclear.

Quais são os principais problemas da energia nuclear?

Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Quais são os pontos positivos e negativos da usina nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

  • Nível menor de poluição atmosférica.
  • Opção para países com poucos recursos hídricos.
  • Disponibilidade do combustível.
  • Imenso poder energético.
  • Área para construção reduzida.
  • Risco de acidente nuclear.
  • Poluição térmica.
  • Lixo nuclear.
You might be interested:  O Que Quer Dizer Energia Limpa E Renovável?(Resposta correta)

Quais são os pontos positivos e negativos da energia nuclear?

Energia Nuclear

  • Não libera gases estufa;
  • Exigência de pequena área para construção da usina;
  • Grande disponibilidade do combustível;
  • Pequeno risco no transporte do combustível;
  • Pequena quantidade de resíduos;
  • Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

Como é o processo de produção de energia nuclear?

Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor ( energia térmica).

Por que o urânio é usado na energia nuclear?

Isto é feito porque o urânio -235 (U-235) é altamente fissionável, enquanto o urânio -238 (U-238) é bem mais estável, o que permite controlar a energia produzida na reação em cadeia através da proporção entre eles. Usinas nucleares usam uma proporção de 3% de U-235 e 97% de U-238. Já as bombas atômicas usam 90% de U-235.

O que se faz com urânio?

O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares. O de concentração de pelo menos 20% é normalmente utilizado para pesquisas. Já o urânio com 90% de U-235 pode ser usado para a produção de armas nucleares.

Qual tipo de urânio é o ideal para a finalidade de gerar energia?

Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve ( urânio -235). Isso faz com que a concentração do isótopo mais leve ( urânio -235) passe de 0,7%, como é encontrado na natureza, para até 5%.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *