Fontes De Energia Que Nao Prejudicam O Meio Ambiente?(Solução encontrada)

Quais as fontes de energia que não prejudicam o meio ambiente?

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.

Qual as fontes de geração de energia mais agride o meio ambiente?

Por outro lado, os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente. Devido à queima dos materiais, entre os impactos ambientais da energia elétrica, estão as altas quantidades de gases do efeito estufa liberadas e a proliferação do ácido sulfúrico.

Qual é a melhor fonte de energia?

Fontes de energia renováveis

  • Energia solar. O sol é a maior fonte de energia renovável disponível ao homem e o qual é utilizado desde os primórdios da nossa civilização.
  • Energia eólica.
  • Energia hidrelétrica.
  • Energia de biomassa.
  • Energia maremotriz e ondomotriz.
  • Biogás.
  • Petróleo.
  • Gás natural.
You might be interested:  Qual O Melhor Horário Para Lavar Roupa Na Máquina Para Economizar Energia?(Questão)

Qual é a pior fonte de energia?

A energia nuclear ou atômica é uma das mais perigosas, uma vez que pode causar danos irreversíveis no planeta. Ela é proveniente de elementos radioativos, sendo obtida a partir da fissão do átomo do urânio e tório.

O que são fontes de energia sustentável?

Energia sustentável é toda energia elétrica originada a partir de fontes renováveis que não geram impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica e a eólica.

Quais são as fontes de energia mais poluentes?

Os exemplos mais comuns de energia suja são: carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural. A energia suja não é renovável, ou seja: sua fonte se esgota com o tempo e está associada à poluição e degradação ambiental.

Quais as fontes mais poluidoras?

Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.

O que dificulta o acesso e uso de fontes de energia limpas Apesar mais benéficas para o meio ambiente?

Contudo, os aspectos negativos são inevitáveis, pois a produção desse tipo de energia gera emissão de dióxido de enxofre, gás altamente prejudicial à saúde. Há ocorrências também de afundamentos de terra e contaminação de lagos nos locais onde são instaladas usinas geotérmicas.

Qual a fonte de energia renovavel mais eficiente?

A energia hídrica é considerada como um dos dos processos mais eficientes e menos poluidores de produção de energia elétrica, assim esta fonte de energia é considerada como uma energia renovável e sustentável.

You might be interested:  Quanto É Um Quilowatt De Energia?

Qual é a fonte de energia mais consumida no mundo?

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.

Qual é a principal fonte de energia do mundo?

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo. De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 o fazem porque há uma térmica a carvão ligada, produzindo energia.

Quais são as três fontes sustentáveis de energia?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica ( energia da água dos rios), solar ( energia do sol), eólica ( energia do vento), biomassa ( energia de matéria orgânica), geotérmica ( energia do interior da Terra) e oceânica ( energia das marés e das ondas).

O que é uma fonte energética limpa?

Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.

Qual é a vantagem e desvantagem da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *