Explique O Que É Energia Nuclear?(Resposta perfeita)

O que é o que é energia nuclear?

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Como se produz a energia nuclear?

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.

Onde é utilizada a energia nuclear?

É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros.

Quais são os três tipos de energia nuclear?

Quais são os tipos de energia nuclear?

  • Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;
  • Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.
You might be interested:  O Que É Variação De Energia Interna?

Quais são as características da energia nuclear?

Principais características da energia nuclear: Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Qual é a vantagem da energia nuclear?

Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.

Como é produzida a energia nuclear no Brasil?

A tecnologia nuclear no Brasil é única, a nossa energia não é produzida a partir de Urânio 235 como de costume, o Urânio 238 também entra no processo. Mas a energia nuclear só é obtida a partir do Urânio 235, que pode sofrer fissão nuclear, enquanto o seu isótopo Urânio 238 não.

Como é a produção de energia nuclear no Brasil?

Atualmente, a produção brasileira atende apenas 60% da demanda anual da usina nuclear de Angra 1, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Já o restante do urânio enriquecido é importado da Europa e de outros países, como a Rússia e o Cazaquistão.

Qual é a utilização da tecnologia nuclear?

O uso da tecnologia nuclear é bastante variado. Na agricultura, as técnicas nucleares são bastante usadas para estudar solos, plantas e animais e também na conservação de alimentos. Já na indústria, os materiais radioativos podem ser usados, por exemplo, para medir a espessura de folhas de papel ou de tecido.

You might be interested:  O Que Sao Energia Renovaveis?(Solução)

Qual é o combustível utilizado nas usinas nucleares?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

Por que a energia nuclear é a mais cara é perigosa?

Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.

Quantas usinas nucleares tem no Brasil?

O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).

Quais são os tipos de reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *