Dentre As Citadas Assinale A Alternativa Que Contenha Apenas As Fontes De Energia Renováveis?(Solução)

Que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil?

As usinas solares possuem uma alta capacidade de captação da luz do sol para a produção de energia luminosa, podendo ser aproveitada para a geração de energia elétrica. A energia hidráulica é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, representando 61% da geração de energia elétrica do país.

Quais são as fontes de energia renováveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica ( energia da água dos rios), solar ( energia do sol), eólica ( energia do vento), biomassa ( energia de matéria orgânica), geotérmica ( energia do interior da Terra) e oceânica ( energia das marés e das ondas).

Qual é a alternativa que indica as fontes de energia renováveis?

Alternativa E. As fontes de energia renováveis utilizam recursos naturais que possuem capacidade de regeneração, ou seja, não são bens finitos e inesgotáveis. São exemplos de recursos renováveis a água, a luz solar e o vento.

You might be interested:  Pq A Segunda Energia De Ionização É Maior Que A Primeira? (TOP 5 Tips)

Quais são as fontes renováveis que contribuem para o percentual verificado na matriz energética?

Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar.

Qual é a fonte de energia mais utilizada no Brasil?

Energia Hidrelétrica Em primeiro lugar, a geração de energia a partir das usinas hidrelétricas corresponde a mais de 64% da matriz energética nacional e estima-se que atualmente apenas 35% do potencial hidrelétrico esteja sendo explorado.

Quais as fontes de energia renováveis mais utilizadas no mundo?

As fontes de energias renováveis mais usadas no mundo são a hidráulica, eólica, solar, biomassa, geotérmica, maremotriz e hidrogênio. Neste artigo, falamos apenas das três primeiras, que respondem pelo maior percentual de produção alternativa atualmente no mundo.

Quais são os tipos de fonte de energia?

Fontes de energia renováveis

  • Energia solar. O sol é a maior fonte de energia renovável disponível ao homem e o qual é utilizado desde os primórdios da nossa civilização.
  • Energia eólica.
  • Energia hidrelétrica.
  • Energia de biomassa.
  • Energia maremotriz e ondomotriz.
  • Biogás.
  • Petróleo.
  • Gás natural.

O que são fontes de energia resposta?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia. Esta, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins, como iluminação.

Quais são as fontes energéticas para os seres humanos?

Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.

You might be interested:  Que Componente De Notebook Utiliza A Limitação Para Reduzir O Calor E O Consumo De Energia?(Solução encontrada)

São exemplos de recursos não renováveis?

Exemplos de recursos naturais não renováveis

  • Combustíveis fósseis.
  • Pedras preciosas.
  • Carvão.
  • Matéria prima do vidro.
  • Ouro e prata.

Qual a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

O que é uma fonte de energia limpa?

Toda energia renovável que não emite substâncias poluidoras é denominada energia limpa. Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica são as grandes apostas para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.

Qual é a composição da matriz elétrica do Brasil?

No Brasil, as fontes de energia mais usadas são as renováveis. Além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é dividida em: gás natural (9,3%), eólica (8,6%), biomassa (8,4%), carvão e derivados (3,3%), nuclear (2,5%), derivados do petróleo (2,0%), solar (1,0%).

Quais as principais fontes de energia da matriz energética brasileira?

Quais as principais matrizes energéticas do Brasil?

  • Energia hidráulica. 75% da energia elétrica produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas, representando 42% da matriz energética brasileira.
  • Combustíveis fósseis.
  • Biomassa.
  • Energia eólica.
  • Energia solar.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da matriz elétrica brasileira?

A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo. O uso das fontes renováveis de energia evita que o país configure entre as nações que mais emitem gases de efeito estufa. As fontes renováveis diminuem a dependência do Brasil em relação ao uso dos combustíveis fósseis.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *