Contents
- 1 Que carboidrato as fibras musculares armazenam?
- 2 Qual o tipo de carboidrato é armazenado nas fibras musculares estriadas para obter energia para contração muscular?
- 3 Qual alternativa aponta a forma que as fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração?
- 4 Como as fibras musculares obtém energia?
- 5 Como são classificados os glicídios?
- 6 O que difere a molécula do glicogênio da molécula do amido?
- 7 Onde é depositada a energia na célula muscular?
- 8 Quais são as fontes de energia para a contração muscular?
- 9 Qual das seguintes intensidades de exercício depende principalmente de carboidratos como fonte de energia?
- 10 Quais são os monossacarídeos?
- 11 O que são carboidratos como podem ser classificados?
- 12 Onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos?
- 13 Quais os tipos de fibras musculares e suas diferenças?
- 14 Quais são as três maneiras com que as fibras musculares produzem ATP?
- 15 Como treinar as fibras do tipo 1?
Que carboidrato as fibras musculares armazenam?
Assim como o fígado, as células musculares também armazenam grande quantidade de glicogênio, que fornece energia para a contração muscular.
Qual o tipo de carboidrato é armazenado nas fibras musculares estriadas para obter energia para contração muscular?
Os músculos têm reservas de um carboidrato complexo formado de moléculas de glicose chamado glicogênio. A célula quebra o glicogênio em glicose que é usada para produção de ATP na ausência de oxigênio gerando como subproduto o ácido láctico ou lactato.
Qual alternativa aponta a forma que as fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração?
(Unifor-CE) – As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de: a) Amido; b) Glicose; c) Maltose; d) Sacarose; e) Glicogênio. Resposta: e. Esse carboidrato serve como reserva energética.
Como as fibras musculares obtém energia?
Elas obtêm sua energia, com a ajuda do oxigênio, principalmente do glicogênio e da gordura; a ajuda do oxigênio é descrito como ganho de energia aeróbico.
Como são classificados os glicídios?
Glicídios, ou carboidratos, são moléculas orgânicas com estrutura formada por átomos de hidrogênio e oxigênio e, eventualmente, de outros elementos, como nitrogênio. Essas moléculas podem ser classificadas como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, de acordo com sua complexidade estrutural.
O que difere a molécula do glicogênio da molécula do amido?
O glicogênio é um homopolissacarídeo, o que significa que sua molécula é composta por monômeros de um mesmo monossacarídeo, no caso a glicose. Ele é o principal carboidrato de armazenamento energético nas células animais; nos vegetais é o amido.
Onde é depositada a energia na célula muscular?
O principal órgão de armazenamento concentrado de glicogênio é o fígado, no qual esta substância representa aproximadamente 10% de seu peso. Outro local onde podemos encontrá-lo é nos músculos estriados esqueléticos, representando importante elemento de suporte energético.
Quais são as fontes de energia para a contração muscular?
Fontes de energia para a contração muscular A energia para a contração muscular é suprida por moléculas de ATP produzidas durante a respiração celular. O ATP atua tanto na ligação da miosina à actina quanto em sua separação, que ocorre durante o relaxamento muscular.
Qual das seguintes intensidades de exercício depende principalmente de carboidratos como fonte de energia?
Os carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício, principalmente ao exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Quais são os monossacarídeos?
Os monossacarídeos são os compostos mais simples de carboidrato, possuindo entre três e sete carbonos. São monômeros, ou seja, não podem ser hidrolisados. Geralmente possuem gosto adocicado e são sempre solúveis em água. Os mais conhecidos popularmente são as pentoses e hexoses.
O que são carboidratos como podem ser classificados?
Os carboidratos podem ser classificados considerando o seu grau de polimerização (monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos) ou a sua digestibilidade (digeríveis, parcialmente digeríveis ou indigeríveis).
Onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos?
Alternativa “b”. Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos. a) amido e celulose.
Quais os tipos de fibras musculares e suas diferenças?
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Quais são as três maneiras com que as fibras musculares produzem ATP?
Existem três maneiras para obtenção de energia pelas células musculares: o metabolismo aeróbico e anaeróbico, que usam como principal substrato a glicose proveniente da dieta, que chega até as fibras musculares pela corrente sanguínea e, devido sua importância, é armazenada nos músculos (e no fígado) na forma de
Como treinar as fibras do tipo 1?
As fibras musculares do tipo 1 têm uma velocidade de contração mais lenta, uma menor área transversal, uma capacidade aeróbica maior e menor capacidade anaeróbica. As fibras musculares do tipo 1 são usadas sobretudo em exercícios de endurance, tais como corrida ou ciclismo.