Sem querer molhou o telemóvel? Este foi a lavar com a roupa ou caiu na piscina? Saiba algumas dicas que podem salvar o seu telemóvel.

Os acidentes acontecem e muitas vezes das maneiras mais estranhas! Os telemóveis acompanham-nos para todos os lugares e muitas vezes acontece caírem na sanita, na piscina, irem para lavar com as calças e tantas outras situações.

Como é do senso comum, todos sabem que eletrónica e água não são grandes amigos e quase sempre damos como sem recuperação um telemóvel ou qualquer outro aparelho eletrónico que caia dentro de água. Neste artigo vamos ajudá-los com algumas dicas de como tentar salvar um aparelho eletrónico que caia na água.

Primeira dica – rapidez

Ser rápido pode fazer a diferença entre um aparelho com recuperação ou um aparelho que tenha que ir para o lixo. Assim que possível, retire o aparelho imediatamente da água. De seguida, remova a bateria, já que esta fará com que alguma eletricidade circule pelas placas do mesmo, e se estas tiverem húmidas ou mesmo molhadas, fará com haja um curto-circuito e sejam mais facilmente danificadas.

De seguida, remova o cartão SIM e limpe-o simplesmente com um pano, já que este não sofre qualquer dano em contato com a água.

Por último, limpe e seque o aparelho com uma toalha ou um pano. Deixe-o a secar na vertical, de forma a que qualquer água que possa ter entrado consiga escorrer.

O que fazer ao aparelho depois de limpo?

Não fique tentado em ligar o aparelho o mais cedo possível. Mesmo que este esteja aparentemente limpo e seco, isso não quer dizer que interiormente esteja da mesma forma. Ligar o aparelho antes do tempo é quase sempre o erro mais comum das pessoas e a principal razão para este se avariar de vez. A atitude mais correta é entregar o aparelho na assistência técnica e contar o sucedido, já que estes têm ferramentas e métodos apropriados para tentar salvar o aparelho da melhor forma possível.

No entanto, existem alguns métodos artesanais para quem não tem condições financeiras para recuperar o aparelho, algumas mais certas e outras nem tanto! Saiba de seguida, algumas dicas caseiras para recuperar um telemóvel ou aparelho eletrónico molhado.

 

telemovel-celular-molhado-agua

 

Secador de cabelo

Usar um secador de cabelo para secar o aparelho não é de todo errado, mas atenção: nunca use o secador com ar quente para secar o aparelho, já que algumas peças internas são sensíveis ao calor extremo. Escolha a opção de ar frio para secar o aparelho, deixando entrar o ar pelos pequenos orifícios do aparelho. Lembre-se de realizar estas operações com o aparelho sem bateria e sem o cartão SIM.

Outras opiniões dizem no entanto, que esta não é uma atitude correta, já que podemos estar a empurrar água ainda mais para o interior do aparelho.

 

Outros artigos sobre telemóveis

- Conheça algumas dicas de como prolongar a vida útil da bateria do seu telemóvel
- Algumas curiosidades interessantes sobre telemóveis
- Nomofobia e o medo de ficar sem telemóvel

 

Colocar o aparelho ao sol

Lembre-se que ser radical não vai ajudar a acelerar o processo de recuperação do telemóvel ou qualquer outro aparelho. Como foi dito anteriormente, os aparelhos eletrónicos são sensíveis a altas temperaturas, por isso não coloque o seu aparelho e muito menos a bateria do mesmo à exposição solar.

 

Abrir ou não abrir o aparelho

Se o seu aparelho está na garantia ou se não sabe ao certo como o fazer, não abra o aparelho. Se tem alguns conhecimentos suficientes para este tipo de operação e se o seu aparelho está fora da garantia, poderá arriscar e abrir o seu aparelho, tendo assim melhor acesso para uma limpeza e secagem mais eficientes dos vários componentes.

 

Dicas da Nokia para recuperar um aparelho molhado

A Nokia deixa algumas dicas para recuperar um telemóvel que tenha acidentalmente caído na água:

  1. Retirar o aparelho da água e de qualquer contato próximo de humidades;
  2. Remover a bateria, cartão SIM e outros cartões que possam estar dentro do aparelho;
  3. Limpar o aparelho com uma toalha ou pano seco e nunca com lenços de papel, já que estes podem deixar pedaços dentro do telemóvel;
  4. Não usar secador de cabelo;
  5. Deixar o telemóvel num sítio quente e seco, embrulhado numa toalha ou dentro de um saco com arroz.

 

Dicas extras

Como é óbvio, quanto mais tempo o telemóvel permanecer dentro de água, maiores serão as probabilidades deste ficar avariado. Seque-o o mais rápido possível, dentro de um recipiente com arroz, já que este vai absorver a humidade de dentro para fora do aparelho.

Se o telemóvel caiu em água salgada, lave-o imediatamente com água destilada, de forma a evitar que os cristais de sal se alojem nas placas e circuitos.

Tente abrir o telemóvel ou peça a alguém com tais habilidades para o fazer. Com uma chave de fendas tipo “TORX”, remova os parafusos e placas. Esta operação vai acabar com a garantia do aparelho, mas este ter caído na água não estará certamente incluído na garantia!

 

Quando se deve voltar a ligar o aparelho

Deixe o aparelho pelo menos três dias desligado e sem a bateria e cartões. Depois de verificar que este está limpo e sem vestígios de humidade (ecrã não embaciado, por exemplo), pode experimentar ligá-lo e rezar para que este funcionem sem problemas!