Já tinha ouvido falar da nomofobia? Sabia que este é o nome para caracterizar todas as pessoas que sofrem de pânico de ficar sem telemóvel? Sim, isso existe e já tem nome e tudo!

A nova fobia da era tecnológica, que estamos vivendo nos dias de hoje, tem o nome de nomofobia e afeta todos aqueles que têm medo e até pânico de ficar sem telemóvel. Os números são assustadores e afeta mais pessoas que aquelas que julgamos, cerca de 9 em cada 10! Será que somos nomofóbicos?

Quantas são as pessoas que verificam o telemóvel de 5 em 5 minutos e passam horas e horas a mexer no seu telemóvel todos os dias? Quantas são as pessoas que dormem com o telemóvel junto à cama? E quantas são as pessoas que não conseguem sair de casa sem trazer o telemóvel consigo? Sim, provavelmente praticamente todas as pessoas que você conhece e até você mesmo!

Tudo isto torna-se grave e preocupante quando isto implica o isolamento das pessoas e prejudica uma conversa ou um jantar, quando várias pessoas estão agarradas ao telemóvel e totalmente distantes do ambiente onde estão. Para além disto, existe ainda o perigo das mensagens escritas ou chamadas enquanto se está a conduzir.

 

Conheça algumas curiosidades sobre os telefones e telemóveis. Saiba ainda 10 dicas de como aumentar a vida da bateria do seu telemóvel.

 

Nomobofia - dependência do telemóvel

 

A conhecida empresa Cisco descobriu que 90% das pessoas até aos 30 anos de idade são completamente viciadas nos seus telemóveis e smartphones, ficando ansiosas quando não sabem do telemóvel ou estão sem ele por perto. Esta dependência faz com que os jovens vivam agarrados aos telemóveis desde que acordam até ao último minuto antes de dormir. As mensagens, os emails e as redes sociais, fazem com que estejam completamente dependentes dos telemóveis, verificando as novidades de 10 em 10 minutos, fazendo com que mexam no telemóvel mais de 100 vezes por dia!

 

Acha que sofre de nomofobia? Faça o teste abaixo e verifique se está viciado e obcecado com o seu telemóvel!
Teste da nomofobia - o medo de ficar sem telemóvel