Vamos começar o capítulo 4 da Unidade 2 com o estudo dos circuitos lógicos, portas lógicas e respectivos símbolos, mas antes é conveniente saber o que é a electrónica digital e quais as diferenças comparativamente à electrónica analógica.

Podemos dizer que a electrónica divide-se em dois grupos principais – a electrónica analógica e a electrónica digital. O que trata uma e outra? Quais as diferenças principais entre electrónica analógica e electrónica digital?

 

Consulte aqui todas as Aulas de Electrónica que foram dadas até agora.

 

Electrónica analógica

Na electrónica analógica estudam-se as correntes eléctricas (amperes) e as tensões eléctricas (em volts), que podem variar o seu valor durante um certo tempo.

Existem vários aparelhos electrónicos que usam circuitos analógicos para o seu funcionamento. Temos como exemplos mais comuns, os aparelhos de rádio e de televisão. Para entenderem melhor, pegando no exemplo de um aparelho receptor de rádio, sabemos que o som reproduzido pelos altifalantes varia continuamente no tempo, reproduzindo diferentes tonalidades, timbres, volumes, etc. No caso dos aparelhos de televisão, também as imagens transmitidas no ecrã têm milhares de cores diferentes com intensidades de luz diferentes.

Pegando nestes dois exemplos, constatamos que existem várias correntes e tensões eléctricas que podem ter os mais variados valores durante o seu funcionamento, algo que não acontece na electrónica digital.

 

Electrónica digital

Na electrónica digital estudam-se correntes eléctricas e tensões eléctricas que têm apenas duas variáveis num circuito – ou estão presentes ou não estão presentes – durante o funcionamento do aparelho. Todos os computadores, aparelhos de vídeo, de som, de imagem e muitos outros, utilizam este tipo de circuitos, que através do uso de circuitos digitais complexos, controlam com todo o rigor as imagens, sons e outras funcionalidades do aparelho.

Existem portanto apenas dois estados em electrónica digital: o estado em que passa corrente e o estado em que não passa corrente. Tudo isto assemelha-se a um circuito com um interruptor, onde passa ou não passa corrente, tal como vimos várias aulas atrás, quando estudámos o circuito de lanterna com um interruptor. Contudo, isto não funciona desta forma, mas é a forma mais alusiva e representativa de como funciona a electrónica digital e os dois estados presentes num circuito.

 

Na próxima aula, vamos começar a estudar o que são variáveis binárias e dar início ao estudo dos circuitos lógicos, com exemplos práticos com interruptores, para um melhor entendimento.