O airbag, também chamado de bolsa de ar ou almofada de ar, é um acessório de segurança utilizado nos carros com um funcionamento relativamente simples mas eficaz.

Como funciona o airbag?

O airbag é um dispositivo de segurança que funciona da seguinte forma: quando um carro é sujeito a uma colisão, vários sensores distribuídos pelas diferentes partes do veículo (frente, traseira, lateral direito, lateral esquerdo, por detrás dos bancos do passageiro e do condutor) são acionados, emitindo sinais para uma unidade de controle que verifica qual foi o sensor atingido para que possa, posteriormente, ativar o respetivo airbag.

O sensor, constituído por pastilhas de nitrogénio, é acionado através de uma descarga elétrica emitida pela central eletrónica dentro de um balão de ar. Este acessório apenas é ativado quando ocorre uma colisão equivalente a uma batida contra um muro a uma velocidade que varia entre os 15 e 25 km/h.

Esta insuflação do airbag demora apenas 25 milésimos de segundo até estar concluída, o que equivale a ser cinco vezes mais rápido do que um piscar de olhos! A sua rápida ação permite que o airbag tenha a capacidade de amortecer violentas colisões e evitar lesões no rosto, peito e coluna. Após a colisão e para evitar o asfixiamento, o airbag vai perdendo pressão através dos seus pequenos furos, assim que o disparo acontece.

 

Como funciona o airbag

 

Como se enche o airbag?

Os airbags são constituídos por três partes:

  • O saco, feito de um tecido fino parecido com o nylon, que é dobrado e colocado dentro do volante ou tablier, ou então, em carros mais recentes, é colocado no interior do encosto do banco e na porta;
  • O sensor(es) do airbag(s), que transmite informação ao saco de quando deve ser enchido;
  • O sistema de insuflação, que consiste num mecanismo que produz e liberta azoto gasoso, com o objetivo de encher o saco.

Este sistema é parecido com um foguete de combustível sólido, isto porque ao detonar uma carga sólida, esta queima rapidamente, originando assim um grande volume de gás capaz de insuflar a bolsa. Esta bolsa, por sua vez, é ativada dentro de um compartimento a uma velocidade de aproximadamente 320 km/h.

 

Outros artigos que vai gostar de ler:

- O que é o imobilizador electrónico e para que serve?
- Quais as vantagens e desvantagens dos sensores de estacionamento?
- Conheça os veículos eléctricos mais rápidos do mundo

 

Importância dos airbags

Os airbags funcionam como um cinto de segurança complementar, isto porque para além de reduzirem o impacto da colisão sobre a cabeça e toda a parte superior do corpo, têm também como importante função ajudar a distribuir uniformemente a força do choque pelo corpo dos ocupantes do carro. Adquirir, por isso, um veículo com sistema de Airbag, presente na grande maioria de todos os veículos mais recentes, é uma mais-valia e muito importante!

 

Cuidados a ter com os airbags

Embora o airbag já tenha sido responsável por salvar várias pessoas que sofreram acidentes, também é certo que em alguns casos podem ocorrer pequenos ferimentos, nomeadamente, queimaduras ou raspões devido ao atrito da bolsa, principalmente se os ocupantes estiverem muito próximos do airbag.

Caso a pessoa use óculos também é preciso ter algum cuidado com a visão porque em algum momento os óculos podem partir-se com o embate. Outro importante alerta vai para as pessoas que fumam enquanto conduzem: sabia que o contacto do airbag com o cigarro enquanto ele está na boca pode levá-lo à morte?

Também é necessário ter muita atenção ao transporte de crianças no banco dianteiro. Nestes casos é imprescindível desativar o airbag e usar apenas o cinto de segurança ou outro acessório de segurança que funcione para o mesmo fim, mas que esteja adequado à sua idade e peso.