A ISS, do inglês, Internacional Space Station,  é o maior satélite que alguma vez orbitou o nosso Planeta. Mas para que serve? Como se vive lá? Quem a construiu? Explicamos tudo isto e muito mais no artigo de hoje sobre a Estação Espacial Internacional.

O maior satélite que existe a orbitar o nosso Planeta é a Estação Espacial Internacional. Mas para que serve este satélite? Quanto custou? Quem o construiu e quando foi lançado para o espaço? Estas e outras perguntas explicadas no artigo de hoje.

 

Quando foi construída a Estação Espacial Internacional?

Este gigante dos céus foi construído em 1998 e faz com que o Homem tenha uma presença constante no espaço. O primeiro módulo da ISS foi lançado pela agência espacial Russa, com o nome de Zarya. Nos dias de hoje, a Estação Espacial está concluída e é o maior satélite que orbita o nosso Planeta, sendo também o objecto mais caro que alguma vez o Homem construiu.

 

Quem construiu a ISS ?

Foram dez os países da Europa, juntamente com os Estados Unidos, a Rússia, o Japão e o Canadá que participaram em cooperação no maior projecto internacional de ciência e tecnologia. Existem acordos que fazem com que a propriedade, a manutenção e a utilização da Estação Espacial seja realizada pelos diversos países envolvidos. Na sua fase final, a estação incluirá 16 módulos, ocupar o espaço equivalente a um campo de futebol e ter um peso de 455 toneladas!

 

Outras Estações Espaciais…

A ISS não foi a primeira Estação Espacial a ser construída, já que em 1971 a União Soviética havia lançado a Salyut e dois anos mais tarde era a vez da agência espacial norte-americana Nasa, com o lançamento da Skylab, sendo ambos os projectos de curta duração e constituídas apenas com módulos individuais de curta duração.

A União Soviética lançou em 1986 a Mir, a primeira estação espacial com o objectivo de ser ampliada com o passar do tempo. A Freedom era outra estação que estava planeada pelo Estados Unidos, mas o projecto nunca chegou a ser concluído, por falta de orçamento.

Com o fim da União Soviética, os E.U.A. uniram-se à Rússia e a outros países com o objectivo de construírem uma Estação Espacial Internacional, a ISS.

 

Estação Espacial Internacional - ISS

 

Como vive a tripulação na Estação Espacial Internacional

A tripulação começou por ser constituída com apenas dois ou três astronautas, que permaneciam na Estação durante 6 meses. Após a expedição número 20, em Maio de 2009, a Estação Espacial Internacional já tinha maior capacidade e a tripulação dobrou para seis membros mas o tempo de permanência foi reduzido para apenas 3 meses.

As equipas trabalham cerca de 10 horas por dia e 5 horas aos sábados. Durante a noite, os astronautas dormem em cabinas, em beliches ou sacos camas presos nas paredes da Estação. Para conseguirem dormir, os tripulantes usam máscaras para os olhos, já que de outra forma seria complicado conseguirem dormir com um nascer do sol a cada 90 minutos.

A alimentação é processada, de forma a ser mais facilmente aquecida num forno especial. Para conseguirem ingerir líquidos, os tripulantes usam uma palhinha, bebendo a partir de pequenos sacos de plástico.

Para evitar a atrofia muscular e a perda de massa óssea e de forma a fortalecer o sistema imunológico, os cosmonautas exercitam-se diariamente, em bicicletas ou passadeiras, às quais têm que estar presos.

 

Outros artigos que poderá gostar:

- O que são asteróides? Como são constituídos e donde vêm?
- Conheça alguns dos maiores corpos celestes
- Conheça um sistema solar muito semelhante ao nosso
- Será possível viajar no tempo?
- Conheça um Planeta fora do Sistema Solar com muita água

 

Como é criada a água no espaço?

Existe um sistema de recuperação de água chamado WRS. Todas as águas resultantes da condensação e que foram antes utilizadas, são destiladas, filtradas e processadas para serem novamente usadas para beber, cozinhar, limpezas, etc.

 

Qual o objectivo da Estação Espacial?

A investigação é o principal objectivo desta Estação Espacial, sendo realizadas várias experiências em ramos como a astronomia, biologia, física, ciência dos materiais ou ciências da Terra. Segundos dados da Nasa, em 2007 já tinham sido efectuadas 138 grandes experiências.

Os efeitos sobre o corpo humano, quando exposto a voos no espaço, é um dos principais focos da investigação, mas muitos outros estão a ser realizados em simultâneo. Na área da tecnologia, por exemplo, está a ser testado um aparelho que mede a radiação resultante da exposição no espaço. Decorre ainda uma outra experiência para que os médicos consigam diagnosticar possíveis problemas de saúde à distância, através do uso de ultra-sons, já que não existem médicos no espaço. Na área da física, são feitos estudos para analisar as reacções dos objectos em gravidade e temperatura muito diferentes das sentidas na Terra.

 

Estação Espacial Internacional - ISS - Visão do Planeta Terra a partir da Estação Espacial Internacional

 

Até quando estará operacional?

Inicialmente estava previsto quem em 2016 a Estação deixasse de ficar em órbita, mas um programa especial da Nasa já sugeriu uma extensão da expedição até 2025. Desde que os parceiros continuem a achar viável, este projecto poderá prolongar-se até à década de 2020 a 2028, assim esperam os especialistas da Nasa.

 

Alguns números impressionantes da Estação Espacial:

  • Massa: A massa total da Estação é de 344 toneladas;
  • Mantimentos: São abastecidos 2700 quilos de mantimentos em cada expedição;
  • Velocidade: Circula a uma velocidade de 27.724km/h, perfazendo 15,7 órbitas à Terra em cada dia;
  • Altitude: Está a uma altitude situada entre os 278 e 460 quilómetros;
  • Gravidade: A gravidade é 88% da gravidade da Terra, ao nível do mar;
  • Refeições: Aproximadamente 19 mil.
  • Apoio terrestre: Mais de 100 mil pessoas; 500 instalações contratadas em 37 estados e 16 países;
  • Centros de controlo: 2 da Nasa, 1 da Rússia, 2 da ESA (Alemanha e França), 1 do Canadá e 1 do Japão.
  • Custo: 100 biliões de dólares;

 

Imagens a partir da Estação Espacial Internacional

Quer ver algumas imagens que os astronautas têm o privilégio de ver todos os dias a partir da Estação Espacial Internacional?

Aceda a http://www.nasa.gov/mission_pages/station/main/index.html