Foi a 12 de Abril, de 1961, que o russo Yuri Gagarin foi o centro das atenções, por ter sido o primeiro homem a ir à lua. Desde então que as viagens espaciais se têm tornado um sonho de muitos, incluindo de crianças, mas apenas concretizável para alguns. 

O que é um astronauta?

É considerado um astronauta toda e qualquer pessoa treinada para fazer uma viagem espacial, seja como comandante, piloto ou simplesmente como membro da tripulação de uma nave espacial.

 

Como tem que ser o perfil para astronauta?

Esta atividade, ao combinar a ciência, tecnologia, engenharia e ainda a adrenalina, exige que os candidatos tenham, para além de uma excelente forma física, uma inteligência muito acima da média, um curso superior em alguma área de engenharia, e também muita resistência e arrojo para se deslocarem em direção ao desconhecido.

Para além de todas estas exigências, é também necessário estar entre os parâmetros de altura, já que o mínimo é de 1,57m e o máximo, para caber no fato de astronauta e na nave, é de 1,93m.

Tal como podemos antever, a seleção é muito complexa, não só no que se refere ao currículo, como também no que se refere aos aspetos relacionados com a personalidade, as relações, a saúde e a condição física.

 

Yuri-Gagarin-primeiro-astronauta-lua

 

Outros artigos que poderá gostar:

- Conheça os maiores corpos encontrados no Universo
- O que é a Estação Espacial Internacional?
- É possível produzir electricidade a partir do Espaço?
- Conheça um Sistema Solar muito semelhante ao nosso
- O que são asteróides? Como se formam e de que são feitos?

 

 

Como é feita a formação dos astronautas?

A formação decorre no Centro Espacial Johnson, da Nasa, em Houston, no Texas. Os candidatos são sujeitos a vários tipos de treinos e avaliações rigorosas, exigentes e transparentes.

A formação é tirada em salas de aulas e tem a duração de dois anos, abrangendo diversas áreas, tais como: astronomia, matemática, geografia, física, meteorologia e introdução aos sistemas de orientação e navegação do vaivém especial.

Tanto os pilotos como os não-pilotos, são treinados para conduzir aeronaves acrobáticas com capacidade para atingirem 15 mil metros de altitude (jatos T-38). Apenas os pilotos têm que fazer 15 horas de voo por mês, bem como treino de aterragem, durante 100 horas, do Shuttle Training Aircraft. Já os não-pilotos têm que ter quatro horas de voo, por mês, no jato T-38.

Os candidatos são ainda sujeitos a treinos de sobrevivência em terra e mar. No que se refere aos testes térreos, os aspirantes aprendem a guiarem-se pelas estrelas e alimentam-se apenas do que a floresta lhes reserva; já nos treinos marítimos, os candidatos devem ter capacidade para nadar uma distância equivalente a três piscinas olímpicas usando tantos os sapatos, como também todo o equipamento de voo, durante 10 minutos.

Ao fim desses dois anos, os candidatos podem ser contactados para desempenharem o cargo de astronauta. Se assim for, terão que continua a estudar, mas desta vez dentro da sua especialidade, ou seja, os cientistas repetem as suas experiências; os engenheiros simulam passeios espaciais; os pilotos dedicam-se aos simuladores, etc.

Ao serem selecionados para um voo, os astronautas terão que treinar para essa missão, ou seja, isso implica estudarem pelo menos 10 meses antes do voo se concretizar. Este treino inclui: simuladores de voo, simuladores em aeronave espacial e treino em água. Estas simulações têm como objetivo preparar o astronauta para todo tipo de emergência ou contingência. Após o voo ser realizado, será sujeito a testes médicos e terá que relatar os pormenores da missão.

 

edifício da NASA

 

Requisitos para se candidatar na NASA

- Ser cidadão dos Estados Unidos;

- Passar numa exigente prova física;

- Não ter a tensão arterial superior a 140/90.

 

Como se candidatar a astronauta?

O candidato deve preencher os formulários e enviá-los à NASA, que recebe milhares de pedidos. A NASA é, então, responsável por selecionar os pedidos, e pode, inclusive, pedir ao candidato que compareça para uma reunião. A NASA dá a conhecer novos candidatos a cada dois anos, selecionando cerca de cem homens e mulheres.

Após a sua seleção, é espectável que os astronautas permaneçam na NASA pelo período mínimo de cinco anos. Ao tornarem-se funcionários do serviço civil federal dos EUA têm direito, para além de uma remuneração competitiva e baseada na experiência, têm direito a férias, seguro de saúde e de vida.