A ganhar mais e mais adeptos em todo o mundo, o Geocaching é considerado como a caça ao tesouro dos tempos modernos. Mas em que consiste esta prática que tem cativado tantos geocachers pelo mundo? No artigo de hoje vamos lhe dar a conhecer mais sobre o que é o Geocaching.

Geocaching é um hobby e até pode ser considerado um desporto, que tem cativado pais e filhos, miúdos e graúdos por todo o mundo. Esta actividade, realizada ao ar livre, incentiva a descoberta e ainda o exercício físico. Resumidamente, o objectivo deste jogo é encontrar uma simples caixinha algures escondida, com ou sem objectos para troca e com o imprescindível logbook, uma espécie de diário onde cada visitante deixa a sua assinatura e data da descoberta. O GPS, ou um telemóvel que tenha essa funcionalidade, são a única tecnologia necessária para facilitar a descoberta.

 

geocaching-jogo-em-familia-gps

No Geocaching é essencial o uso de um aparelho com recepção GPS

 

Este jogo, considerado como a caça ao tesouro do século 21, leva-nos para uma aventura rumo à descoberta, onde torna possível o contacto com a natureza, o exercício físico, a criação de novos laços de amizade e até nos levar a um sítio fantástico. São muito poucos os que começam e não gostam ou não querem continuar, ficando com o bichinho de querer encontrar sempre mais uma.

 

O que é o Geocaching?

De uma forma resumida, o Geocaching é um jogo que faz com que tenhamos que sair de casa, considerado por muitos como a caça ao tesouro dos tempos modernos. Os geocachers, ou seja, quem vai rumo à descoberta, procuram por uma caixa - container – usando um aparelho com recepção GPS.

 

Alguns exemplos de containers - Geocaching

Alguns exemplos de containers – Geocaching

 

Os containers podem ser de todo o tipo de tamanhos e feitios, sendo os mais usuais as antigas caixas de rolos fotográficos. Isto não quer dizer que não possamos encontrar outros tipos de recipientes, tais como tupperweares, caixas, parafusos falsos, pedras de plástico, pinhas a fingir ou até fezes de plástico! Qualquer proprietário de uma cache - owner - pode (e deve) dar largas à imaginação, criando a sua própria cache.

O objectivo do Geocaching passa não só pela descoberta do dito container, mas também por registar a sua visita, com o respectivo nome de usuário (nick previamente registado no site do Geocaching), no livro de visitas – o logbook. Algumas caches podem ter vários objectos para troca, sendo estes muitas vezes o verdadeiro tesouro, principalmente para as crianças que acompanham os adultos nesta descoberta.

 

Tipos de caches:

As caches podem ainda ser de vários tipos. As mais comuns e tradicionais - Traditional cachessão as mais simples e usuais e requerem apenas as coordenadas GPS, que podemos obter no site do Geoaching. Estas coordenadas levam-nos directamente para o esconderijo.

Para além destas temos as multi-caches, que requerem um pouco mais de perícia. Neste tipo de cache, depois de obtermos as coordenadas para um determinado local, temos que resolver um pequeno jogo, por exemplo, contar o número de bancos que existem nesse local. Esse número vai ser o número que falta para as coordenadas finais onde se encontra a cache.

As Unknow caches, também conhecidas como caches-enigma, consistem em resolvermos na página da cache um jogo ou, como o nome indica, um enigma. Depois do enigma resolvido, conseguiremos obter as coordenadas finais para a localização da cache.

 

O que é necessário para o Geoaching?

O primeiro passo é criar uma conta no site oficial do Geoaching. É conveniente tomarmos conhecimento das regras e orientações da Groundspeak, a empresa que criou este jogo. Depois podemos começar a pesquisar as caches de um determinado local, apontar as coordenadas GPS e partir rumo à descoberta.

 

gps-pedestre-geocaching

GPS pedestre essencial para o Geocaching

 

Qualquer tipo de GPS serve para este jogo, mas se o quiser levar mais a sério e ter a vida facilitada, o aconselhável é mesmo um GPS pedestre. Este tipo de equipamento pode ser encontrado a um preço bastante acessível e alguns deles até já trazem programas dedicados ao Geocaching.

Convém ainda ter alguns aspectos em consideração, como por exemplo, o tipo de terreno da cache, o grau de dificuldade, a descrição da localização, entre outros. Tudo isto pode ser importante para saber se pode, por exemplo, levar crianças ou se necessita de algum equipamento especial para a descoberta da cache. Dizemos isto porque existem caches que até exigem equipamento de escalada, equipamento de mergulho, entre outros!

Um dos aspectos mencionado nas regras do jogo, é o cuidado que devemos ter em ser discretos, não expondo as caches a pessoas que possam estar pela zona, de forma a estas não sentirem curiosidade de ir ver o que estivemos a fazer e até danificar o tesouro escondido. Estes estranhos ao jogo foram apadrinhados de muggles, termo retirado do famoso Harry Potter.

O equipamento essencial para a prática do Geocaching, além de roupa leve e um bom calçado, deverá ser um GPS, uma caneta, uma lanterna, um canivete multi-funções, água para o caminho, alguns objectos para possíveis trocas e ainda logbooks, de forma a substituirmos algum que possamos encontrar danificado.

 

geocaching-paisagem-lugares-fantasticos

O Geocaching pode levar-nos a lugares fantásticos

 

O que mais nos traz o Geoaching?

Escalar montanhas, subir árvores, mergulhar nas profundezas de um rio, fazer longas caminhadas, conhecer paisagens e lugares quase esquecidos pelo homem, fazer novas amizades, são alguns extras que nos pode trazer esta prática. Para além de tudo isto, existem ainda encontros e eventos onde podemos conhecer outros geocachers, trocar ideias e experiências e fazer novos amigos.

 

Regras importantes

Existem regras e linhas orientadoras definidas pela Groundspeak, principalmente para quem pretende criar e esconder uma cache, os owners. É igualmente importante conhecer as regras para quem vai procurar uma cache, de forma a evitar que o espaço envolvente seja preservado. Isto é muito importante para as duas partes, de forma a quem vai esconder uma cache se preocupe principalmente com as pessoas que a vão procurar, de forma a estas não destruírem o espaço onde está escondida a cache.

 

Conselhos finais

É importante em primeiro lugar, ler todas as regras do jogo. Para quem quiser experimentar este jogo, comece por procurar uma cache de cada vez, não dando importância ao número de caches que vai conseguir encontrar.

Para ajudar no crescimento do site e na troca de experiências com outros utilizadores, é igualmente importante deixar a sua opinião no livro de registos do site, depois de terem encontrado a cache.

O importante neste jogo é o divertimento, o espírito de aventura e o contacto com a natureza! Divirtam-se!

 

Links relacionados: