Chama-se Knock Nevis e é o maior navio do mundo e também o objecto móvel mais pesado do mundo, alguma vez feito pelo homem. Apesar de já não estar em funcionamento, as suas características são verdadeiramente impressionantes. Vamos conhecê-las neste artigo…

Este navio gigante, também chamado de Seawise Giant, Happy Giant e Jahre Viking, entrou em funcionamento em 1981, começando por se chamar Seawise Giant.

 

História do Knock Nevis / Jahre Viking

Sete anos mais tarde, em 1988, mais propriamente no dia 14 de Maio de 1988, foi bombardeado durante a Guerra do Irã-Iraque, quando transportava Óleo Light Árabe. As explosões causam um grande rombo abaixo da linha de água, rompendo os tanques de óleo, sendo este derramado à volta do navio e causando um grande incêndio.

Incêndio que destruiu o Seawise Giant

Depois deste grande acidente, o Seawise Giant fica encalhado perto do estreito de Hormuz e os armadores declaram-no como um perda total. Porém, em 1990, este navio muda de dono, um grupo de armadores noruegueses, sendo rebocado até Singapura e passando a chamar-se de Happy Giant (Gigante Feliz). Nos estaleiros Keppel, este grande navio começa a ser reconstruído, tendo um custo de cerca de 60 milhões de dólares e tendo sido utilizados mais de três toneladas de aço.

Depois de ser completamente remodelado, o grupo Jørgen Jahre compra o navio, passando agora a chamar-se Jahre Viking. Este passa a funcionar numa linha entre os terminais árabes e dos Estados Unidos.

Em 2004, é comprado uma vez mais pela First Olsen Tankers e enviado de novo para Keppel, para ser convertido em cisterna e alívio (FSO), passando a navegar na região do Golfo de Qatar, para a empresa Maersk Oil. Com esta mudança é de novo baptizado, tendo agora o nome de FSO Knock Nevis. Esta mesma empresa ainda tentou levá-lo para o Brasil, algo que não chegou a acontecer.

Por fim, é chamado de Mont e faz a sua viagem final, começando a sua demolição em Janeiro de 2010, nas praias de Alang, na Índia. Em baixo podemos ver uma das âncoras de 36 toneladas, que é enviada para o Museu Marítimo de Hong Kong.

Uma das âncoras do Jahre Viking

Características do Knock Nevis / Jahre Viking:

As características deste super navio são de facto impressionantes. Este navio, de quase meio quilómetro de comprimento, era tão comprido que a sua tripulação andava de bicicleta no convés, para não gastarem tanto tempo a percorrer o navio.

Para termos uma ideia da quantidade enorme que este navio podia transportar, se tivesse este navio cheio de gasolina, poderia retirar dele 7 litros de gasolina por dia, durante 259 mil anos, o que equivale a mais de 4 milhões de barris de petróleo!

Em baixo podemos ver a comparação do tamanho deste super navio com o Queen Mary e o Titanic, de grande dimensão também.

Comparacão do Knock Nevis com o Titanic e o Queen Mary

Agora deixamos as características verdadeiramente impressionantes do Jahre Viking / Knock Nevis:

  • Comprimento total: 458,45 metros (o mesmo que as Torres Petronas)
  • Largura: 68,9 metros (o mesmo que um prédio de 23 andares)
  • A parte do casco que fica por baixo de água (o calado): Altura de 24,5 metros
  • Espessura do casco: 3,5 centímetros
  • Capacidade de carga: 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo
  • Peso carregado: 564763 toneladas
  • Valor da carga: mais de 120 milhões de dólares
  • Motores: Turbinas a vapor de 50 mil cavalos
  • Hélice: 9 metros de diâmetro
  • Velocidade máxima: 29 km/h (16,5 Knots)

 

O Jahre Viking imponente a empurrar as águas

É de facto um navio impressionante e com todos os méritos para ser o maior navio do mundo! Impressionante!