Apesar de ainda não ter nome, este micro computador é até agora o computador mais pequeno do mundo.  Criado por investigadores da Universidade de Michigan, este micro computador foi criado para ser um implante na parte interna do olho de doentes que sofrem de glaucoma.

Este micro implante tem como finalidade controlar a evolução de uma doença do nervo dos olhos, chamada glaucoma. O minúsculo aparelho faz leituras de 15 em 15 minutos, de modo a verificar se o estado do glaucoma está a melhorar ou a piorar, gravando essas leituras na sua memória interna. Na hora de recuperar esses dados gravados, basta aproximar outro aparelho perto do micro computador implantado no olho do paciente, que este irá transmitir por wireless todos os dados gravados até então.

O computador mais pequeno do mundo de apenas 1 milímetro cúbico

Este minúsculo computador ainda não tem nome mas é de facto uma maravilha da tecnologia. O tamanho do computador mais pequeno do mundo é menor que uma cabeça de alfinete, com apenas 1 milímetro cúbico e nele conseguiram colocar um microprocessador, uma bateria, memória, um sensor de pressão, um mini painel solar e ainda um transmissor de rádio wireless! É a luz natural que serve de fonte para carregar a sua minúscula bateria, em apenas 90 minutos. O consumo deste micro computador também é impressionante, somente 5,3 nanowatts quando está em utilização.

Infelizmente, tudo isto são testes e este computador ainda não está a ser utilizado em pacientes reais, mas promete ser uma mais-valia no estudo do glaucoma e de outras doenças, num futuro próximo.