Há duas aulas atrás, falámos sobre o que é a resistência eléctrica de um material. Nesta aula vamos estudar sobre o inverso da resistência eléctrica, ou seja, a condutância eléctrica.

Tal como a resistência eléctrica é a propriedade que um material apresenta para dificultar a passagem de corrente eléctrica, a condutividade eléctrica é a propriedade inversa, ou seja, é a facilidade que um corpo se deixa atravessar pela corrente eléctrica.

A condutividade (ou condutância) é como foi dito, o inverso da resistência eléctrica. Daí, podemos concluir que:

  • quanto maior a resistência eléctrica, menor é a condutância e
  • quanto menor a resistência eléctricamaior é a condutância.

Dito por outras palavras, um corpo que dificulta a passagem de corrente eléctrica (que tem maior resistência eléctrica) é um corpo que deixa passar por ele menos corrente eléctrica (menos condutância) e vice-versa.

Materiais condutores e Materiais isolantes:

Tal como estudámos na aula sobre o que é a resistência eléctrica, verificámos que os materiais isolantes (ou dieléctricos) têm uma resistência eléctrica elevada e por isso uma condutância reduzida ou mesmo nula. Contrariamente, os materiais com condutância elevada são os que deixam circular melhor a corrente, tendo por isso uma resistência menor.

 Poderá consultar a aula sobre a diferença entre materiais condutores e isolantes (ou dieléctricos)

 

Unidade de medida da Condutância:

Nas fórmulas matemáticas, a grandeza condutância é representada pela letra G. No sistema Internacional (S.I.), a unidade com que a condutância é medida chama-se siemens e representa-se pela S.

 

Como exemplo, podemos escrever:

condutância de 10 siemens -> G = 10S

 

Poderá consultar a aula sobre Grandezas, Unidades, Múltiplos e Submúltiplos

 

Fórmula matemática da condutância:

Para calcular a condutância de um determinado condutor, temos que saber o valor da sua resistência. Assim, e sabendo que a condutância é o inverso da resistência, chegamos à seguinte fórmula:

Fórmula da condutânciaSe tivermos por exemplo, um condutor em que a resistência seja igual a 10Ω, substituímos o R de resistência por 10Ω e obtemos o seguinte cálculo:

Exemplo de aplicação da fórmula da condutância

Com este cálculo concluímos que um condutor com uma resistência de 10Ω, tem uma condutância de 0,1 siemens.

 

Esperamos que tenha compreendido tudo nesta aula sobre o que é a condutância eléctrica. Não perca as próximas aulas de electrónica e não hesite em nos contactar, se precisar de qualquer ajuda.