No último artigo, falámos sobre como funcionam as pesquisas do Google e abordámos por alto que o Pagerank é uma unidade de medida que, de um modo resumido, determina a posição dos sites nas pesquisas do Google.

Dando seguimento a esse artigo, vamos falar com mais detalhe o que significa o Pagerank.

O Pagerank foi criado e desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, em 1998. Este sistema foi desenvolvido com o objectivo de dar uma pontuação ou valor (rank) a determinada página (page) da Internet. Essa pontuação, Pagerank ou PR, tem valores de 0 até 10, sendo 10 a pontuação máxima.

O principal motor de busca da Internet, o Google, classifica as milhões de páginas da Internet por uma determinada ordem, desde a página com maior importância até à que tem menor valor e importância. Uma determinada página da Internet chega às primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google, principalmente através de links (ligações) de outras páginas, que funcionam como um voto positivo para essa determinada página.

Esta classificação não é totalmente linear, ou seja, um site não se torna mais importante somente por receber mais links, por exemplo. O algoritmo do Pagerank, ou seja, a fórmula usada para pontuar um site, é totalmente secreta e a forma de valorizar um determinado site é calculada por uma série de parâmetros.

Algoritmo do Pagerank do Google

Ou seja, se um site x coloca um link a falar de outro site y, é porque o achou importante e interessante. Esse link funcionará assim como um voto positivo para o site y. Por outras palavras, o Google dá importância aos votos que, neste exemplo, o site x deu ao site y quando falou dele. Quanto mais importante for um site que fale de outro, mais pontos são atribuídos a esse tal site de que se falou. Ou seja, o Tecnologia do Globo receberá mais pontuação se for falado pela Wikipedia de Portugal, que tem um incrível Pagerank de 7,  do que se for falado pelo site do Peso Pesado, por exemplo, que tem um Pagerank de 1.

Pode saber o Pagerank de determinado site em muitos locais da Internet. Um dos sites para calcular o Pagerank de qualquer site é o site Marketing de Busca.

O que é um link, um link follow e um link no follow já aqui falámos, sendo estes diferentes tipos de links também eles determinantes para pontuar determinado site.

Voltando ao Pagerank, as suas características não se resumem ao facto de um site mais reconhecido ser um site que recebe muitos links de outros sites. Muitas outras características são necessárias para que um site ganhe reconhecimento junto do Google. A qualidade dos artigos, a antiguidade do site, o número de visitas, a velocidade de abertura do site, são apenas mais algumas características que pesam na subida desse site para as primeiras posições do Google.

 

A importância do Pagerank nas páginas

Na imagem acima temos uma ilustração do que se passa com os sites que falam uns dos outros. As bolas de maior dimensão representam páginas da Internet com mais Pagerank e as bolas menores as páginas de menor Pagerank. Uma página recebe um Pagerank elevado pois recebe muitos votos de outras páginas (exemplo da bola grande amarela). Uma outra página pode ter também um bom Pagerank, recebendo poucos votos mas votos esses de páginas com Pagerank elevado (exemplo da bola vermelha em cima).

Com tudo isto, quem quer ter um site com reconhecimento importante no Google, deverá ter páginas bem construídas, conteúdo interessante e relevante, falar de outros sites para que também eles falem de nós e esforçar-se no dia a dia para aprender mais sobre tudo o que “agrada” ao Google. Além disso, devemos também adicionar os nossos sites noutros motores de busca, como o Yahoo, o Bing, entre tantos outros.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre como funciona o Pagerank. Em futuros artigos falaremos de outros aspectos importantes relacionados com o grande motor de busca, o Google.