Já falámos no Tecnologia do Globo de uma impressora de tinta sólida, de uma impressora a três dimensões e até de uma impressora que imprime vasos sanguíneos e tecidos humanos. Hoje apresentamos uma impressora muito interessante, que imprime chocolate na forma e tamanho que quisermos!

Sobre a impressora de chocolate:

O Dr. Liang Hao, da Universidade de Hexter em parceria com a Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC), conseguiram criar uma impressora que imprime pedaços de chocolate a três dimensões, de qualquer forma e tamanho, através de camadas que vão sendo colocadas umas sobre as outras, tal como funciona na impressora a três dimensões, que falámos há algum tempo atrás.

O principal destino deste tipo de impressora é para lojas de chocolates, onde o cliente poderá escolher o seu desenho preferido e vê-lo impresso sob a forma de chocolate. É de facto um óptimo presente para oferecer a alguém!

Impressora de chocolate a três dimensões

Tecnologia 3D:

Na tecnologia 3D, o objecto a três dimensões é construído através de várias camadas, que vão sendo colocadas umas sobre as outras, dando depois origem ao objecto final.

Muitas fábricas, por exemplo, já utilizam impressoras 3D para fabricar peças em plástico ou metal, de forma a visualizarem como ficará uma peça antes de começar a ser produzida em massa. Desta vez, conseguiram substituir o plástico e o metal por um delicioso chocolate!

 

Objectos de chocolate a três dimensões

Impressão em chocolate a três dimensões:

 O chocolate é uma substância difícil de manusear, porque apresenta diferentes estados, consoante esteja mais frio ou mais quente. Além da temperatura, também foi necessário encontrar um tempo ideal de imprimir o chocolate, para que a última camada já esteja sólida quando a próxima for impressa.

Desta forma, os pesquisadores da Universidade de Exeter, desenvolveram um sistema que controla o aquecimento e a temperatura constante durante a impressão. Esta impressora tem ainda a grande vantagem de não sobrar material, já que sempre que isto acontece, estas sobras podem ser comidas!

 

Que acharam desta impressora de chocolate? Teriam uma em vossa casa?