Compreender como funciona o motor de pesquisa do Google pode não ser assim tão simples. São muitos os parâmetros e variáveis que determinam as posições de um site nas pesquisas do Google e muitas das coisas são desconhecidas ainda e trazidas cá para fora.

 

Como é gravado ou indexado um site no Google

Sabe-se que existe um programa chamado Googlebot, que vai pesquisando toda a Internet, a velocidades alucinantes. Qualquer site e tudo o que seja criado na Internet é gravado (ou indexado) por este programa, não sendo indexadas as páginas que o usuário não pretende indexar, através por exemplo, dos links nofollow e do ficheiro robots.txt, que falaremos num próximo artigo.

 

A importância de um site para o Google

Um site torna-se mais ou menos ou até nada importante para o Google por muitas e variadas razões. O tempo que ele existe na Internet, a qualidade e quantidade de conteúdo, a quantidade de sites que falam desse site, a quantidade de visitas que ele recebe e muitos outros factores, são determinantes para distinguir o seu site dos demais. Uma forma que o Google inventou para avaliar os milhões de sites existentes foi através do Pagerank, que é uma unidade de medida que determina se um site tem mais ou menos valor. Esta medida vai de 0 até 10, sendo 10 o valor máximo. Alguns críticos dizem no entanto, que esta é apenas mais uma, no meio de centenas de variáveis que determinam a importância de um site, não sendo portanto tão relevante assim. Exemplo disto são alguns sites com pouco ou nenhum conteúdo e que têm Pagerank’s elevados.

Existem equipas especializadas por trás das pesquisas do Google, que verificam a qualidade das informações, bem como possíveis vírus, sites mal intencionados, entre outras situações menos favoráveis. São mais de 10 mil as ferramentas de pesquisa que analisam e classificam o conteúdo das pesquisas e sites.

Um site aparecer em primeiro lugar no Google significa que este é considerado um site de maior qualidade, mais confiança, mais longevidade e de maior valor para o Google. Claro que isto não é assim tão linear e existem muitos outros factores, muitos deles até agora por conhecer.

Como funcionam as pesquisas do Google

Como aparecem os resultados de pesquisa no Google:

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, começam por aparecer algumas sugestões de pesquisa, com base nas principais pesquisas realizadas por outras pessoas. Aparecem depois disso, todos os sites que tenham no seu conteúdo as palavras que pesquisou. Primeiramente aparecem os sites mais importantes para o Google, como falámos à pouco, aparecendo em primeiro lugar os sites do seu país.

Depois de um artigo ter sido publicado, segundos depois ele já se encontra no Google. Se pensarmos nos milhões de sites que existem no mundo, dá para ter uma ideia da velocidade e capacidade que o Google tem em armazenar e organizar informação.  Toda este velocidade deve-se ao Googlebot, o tal robot que lê o conteúdo de todos os sites constantemente e de uma forma rápida e precisa.

Em futuros artigos falaremos do Pagerank, do robots.txt e de outras curiosidades interessantes sobre o Google e a Internet.