Acredito que quem esteja a ler este artigo quase de certeza que terá um telemóvel. Prolongar a carga da bateria do telemóvel é muito importante, não só para prolongar a vida útil da bateria, mas também para não ficar sem bateria nas alturas mais importantes.

Apesar dos telemóveis dos dias de hoje estarem equipados com baterias que têm uma longa duração, estas nem sempre conseguem cumprir com todas as exigências a que diariamente estão sujeitas. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como prolongar a vida da bateria do seu telemóvel.

1. Poupar energia

Esta é a medida mais óbvia. Acredito que todos os modelos de telemóveis, têm a função de poupança de energia, que automaticamente reduz o brilho do telemóvel, diminui o tempo de luminosidade, etc. Esta é a forma mais fácil de poupar a bateria do seu telemóvel.

Se pretender mais algumas dicas, leia o nosso artigo sobre como usar correctamente as baterias de lítio.

2. 3G / Bluetooth / Wi-Fi

Os telemóveis dos dias de hoje estão equipados com tecnologia 3G que permite, por exemplo, a recepção e envio de mensagens multimédia, ou com Bluetooth que permite a comunicação com auriculares e outros dispositivos ou até com a tecnologia Wi-Fi, que permite que se conecte à Internet. Deixar estas funcionalidades ligadas, diminui em muito a capacidade da sua bateria. Ligue estas opções somente quando precisa delas, desligando-as de seguida e veja a sua bateria durar mais algumas horas.

3. Reduzir o brilho do ecrã

Reduzir a luminosidade do ecrã tem um grande impacto na duração da bateria do telemóvel. Experimente reduzir o brilho do ecrã do telemóvel e veja a sua bateria durar mais.

4. Reduzir a função multi-tasking (multi-tarefa)

Esta é uma função muito útil, principalmente nos Smartphone’s, mas que diminui drasticamente a capacidade da sua bateria, especialmente se tiver, por exemplo, o Facebook ou o Twitter ligados. A Ovi Store disponibiliza uma aplicação chamada App Stop, que encerra automaticamente todas as aplicações que estão abertas. Se pretender descarregue gratuitamente o programa App Stop, da Ovi Store.

Como aumentar a bateria do seu telemóvel

5. Mantenha as baterias frescas

Apesar das recentes baterias de polímeros de iões de lítio terem uma capacidade muito superior às suas antecessoras, estas continuam a necessitar de estarem a uma temperatura ambiente. Evite ao máximo deixar o seu telemóvel ao sol, já que isto é muito prejudicial para a durabilidade bateria, e também do telemóvel!

6. Reduza o ruído

Se tem o som do seu telemóvel numa intensidade muito forte, experimente reduzir o volume. Vai aumentar a capacidade da bateria, bem como importunar menos pessoas!

7. Viciado em emails?

Uma quantidade substancial de bateria pode ser poupada se desactivar a consulta automática de emails.

8. Ecrã preto

Tal como um ecrã LCD consome menos se tiver um fundo preto, também o ecrã do seu telemóvel deverá ter uma cor escura, se pretender poupar mais alguns minutos da sua bateria.

9. Desligar o modo vibratório

Apesar de todos os telemóveis terem modo vibratório, esta funcionalidade continua muito aquém do desejado, não cumprindo o objectivo para que foi desenvolvida. Sendo assim, desligue esta opção que é uma autêntica devoradora dos recursos da bateria.

10. Programa para aumentar a vida da bateria do telemóvel

Novamente no site da Ovi Store, podemos encontrar um programa gratuito que se chama Battery Life Extender, que poderá aumentar o tempo em stand-by do telemóvel em até 30%! Este programa ajusta automaticamente algumas definições do telemóvel de modo a optimizar a poupança de bateria.

 

Esperamos que tenha gostado destas dicas de como aumentar a bateria do seu telemóvel. Se conhecer outra dica, não deixe de a partilhar com os nossos leitores.