Neste artigo vamos começar a estudar o que é a resistência eléctrica num circuito. Vamos aprender que propriedade é esta que certos corpos apresentam, dificultando mais ou menos a passagem de corrente eléctrica entre eles.

Como dizíamos, resistência eléctrica é uma propriedade característica de todos os materiais, propriedade essa em que os materiais apresentam mais ou menos dificuldade à passagem de corrente de eléctrica.

Materiais condutores e materiais isolantes

Os materiais isolantes (ou dieléctricos), estudados algumas aulas atrás, são os que têm uma resistência eléctrica elevada, pois resistem ou não permitem a passagem de corrente eléctrica. Contrariamente, os materiais que tiverem uma resistência eléctrica menor são os materiais que conduzem melhor a corrente eléctrica, ou seja, são os materiais mais condutores.

Poderá consultar a aula sobre a diferença entre materiais condutores e isolantes (ou dieléctricos)

Propriedades da resistência eléctrica

A resistência de um condutor depende do seu comprimento e da sua secção (ou ‘espessura’):

- Quanto maior o comprimento de um condutor, mais resistência eléctrica ele vai oferecer à passagem de corrente eléctrica, ou seja, num condutor mais comprido haverá mais dificuldade em circular a corrente eléctrica.

- Quanto maior secção (ou maior ‘espessura’) de um condutor, menos resistência eléctrica ele irá oferecer à passagem de corrente eléctrica, ou seja, num condutor com uma secção maior (mais diâmetro), mais fácil será circular a corrente eléctrica.

Tal como foi dito algumas aulas atrás, podemos sempre comparar os condutores onde passa corrente eléctrica a um tubo onde passa água. Desta forma conseguimos comparar melhor os fenómenos da corrente eléctrica.

Para reforçar o que foi dito, daremos alguns exemplos para não haver dúvidas:

  • Um cabo com 2 metros de comprimento vai oferecer mais resistência eléctrica (mais dificuldade em passar corrente eléctrica) do que um cabo com as mesmas características mas com 1 metro de comprimento.
  • Um cabo com 30 metros de comprimento vai oferecer menos resistência eléctrica (será mais fácil circular corrente eléctrica) do que num cabo com as mesmas características de 50 metros de comprimento.
  • Um cabo com uma secção de 20 milímetros quadrados vai oferecer mais resistência eléctrica do que um cabo com as mesmas características de 30 milímetros quadrados de secção.
  • Um cabo com uma secção de 20 milímetros quadrados vai oferecer menos resistência eléctrica do que um cabo com as mesmas características de 10 milímetros quadrados de secção.

Grandeza Resistência Eléctrica

A resistência eléctrica é uma grandeza, já que pode ser medida. A resistência eléctrica representa-se nas fórmulas pela letra R.

Poderá consultar a aula sobre Grandezas, Unidades, Múltiplos e Submúltiplos

Uma das fórmulas para calcular a resistência eléctrica, a qual irá ser estudada algumas aulas mais à frente, relaciona a constante do material a analisar, a sua secção e o seu comprimento, como poderemos ver de seguida:

Fórmula da Resistência EléctricaR = Resistência Eléctrica

clip_image002 = Constante de resistividade do material, em ohmios milímetros quadrados / metros (Ω mm²/m)

l = comprimento do material, em metros (m)

s = secção do material, em milímetros quadrados (mm²)

Com esta fórmula podemos calcular qual a resistência que certo material apresenta, sabendo a sua constante de resistividade, o seu comprimento e respectiva secção.

Nas próximas aulas, vamos estudar qual a unidade de medida da grandeza resistência, bem como a calcular a resistência para certos materiais, com base na fórmula anterior.