Hoje apresento-vos um programa muito útil, que permite guardar todos os “saves” dos vossos jogos, para usar num outro computador, para quando precisam de formatar o computador ou até para partilhar com os vossos amigos.

Este programa de gestão de de jogos gravados, o Game Save Manager, é um programa grátis que permite gerir e guardar todos os “saves” que fizeram nos vossos jogos. Este já traz uma listagem de várias centenas de jogos que podem ser automaticamente guardados, mas também é possível criar uma entrada para um novo jogo que ainda não esteja nessa listagem.

Tem ainda a possibilidade de guardar todos os “saves” com uma password. Atenção que este programa não faz uma cópia de segurança de o jogo completo, mas unicamente da sessão gravada do jogo, para quando o instalar novamente no computador, possa continuar o jogo onde o deixou anteriormente.

Os utilizadores do sistema operativo Windows Vista ou Windows 7, deverão desactivar a protecção de “User Account Control”, em:

Painel de Controlo –> Contas de Utilizador –> Alterar Definições de Controlo de Conta de Utilizador –> Nunca me notificar.

Antes de começarmos a explicação, deverá fazer o download do Game Save Manager, para que possa acompanhar a nossa explicação.

Como configurar e instalar o Game Save Manager:

Após a simples instalação do programa, este vai verificar se existem “saves” de jogos no seu computador. Caso não exista ainda nenhum “save” ou o jogo não esteja na base de dados do programa, tem a opção de o adicionar posteriormente.

Se quiser ver a base de dados dos jogos que o programa salva automaticamente, poderá fazê-lo em “File –> List Supported Games”:

Listagem-de-jogos-do-GameSaveManager

Para adicionar um novo jogo, que ainda não esteja na base de dados, seleccione “Custom Gamesave Entries” e faça “Add” (acrescentar). Depois insira o nome do jogo. Se desejar poderá colocar um aviso para o caso do jogo já ter sido adicionado. Faça “Next” e na secção “Directories” faça “Add” novamente para adicionar a directoria (ou pasta) onde se encontra a localização dos jogos gravados.

Adicionar-Jogo-no-GameSaveManager

Estas são as funções base para conseguir guardar um “save” de um jogo que queira salvar noutro computador ou até para partilhar com algum amigo.

Existem outras opções, como definir passwords para esses “saves”, definir a pasta onde poderá guardar todos os backups, entre muitas outras.

Espero que tenham gostado deste programa para fazer backup dos “saves” dos vossos jogos de computador favoritos. Qualquer dúvida, basta deixarem um comentário.