O Facebook, uma das maiores redes-sociais do mundo, conta com milhões de utilizadores. São cada vez mais as aplicações criadas para esta grande rede social e hoje quero vos apresentar uma aplicação que permite estragar as contas dos vossos amigos e desconhecidos.

Já aqui vimos as principais características e algumas estatísticas da grande rede social Facebook. Hoje quero apresentar uma aplicação muito engraçada que permite bombardear e “estragar” as contas de outros utilizadores.

A empresa dJomba, uma empresa Portuguesa de jogos e publicidade para a Internet e telemóveis, tornou-se pioneira na criação de jogos para esta grande rede social, o Facebook, criando uma aplicação muito interessante e divertida. Esta aplicação chama-se BombExpress e permite que possamos bombardear e atacar as contas de outras pessoas do Facebook. Neste artigo, incluo ainda uma tradução das instruções deste jogo, que, apesar de ter sido criado em Portugal, traz apenas instruções na língua Inglesa..

O conceito do jogo BombExpress

O conceito do jogo é relativamente simples: enviamos uma bomba a outra pessoa e esta terá que reenviá-la a uma outra pessoa, antes do tempo terminar, evitando que esta nos “estrague” a conta do Facebook.

É um conceito engraçado, que permite, não só a diversão, mas também alargarmos o nosso grupo de amigos. Estas bombas, de nacionalidade portuguesa, podem ter efeitos engraçados, sedutores ou malvados, conforme contam os criadores desta aplicação. É claro que este jogo não irá danificar a conta de ninguém, podendo no máximo, causar apenas alguns “efeitos especiais” no Mural do Facebook do nosso adversário.

Tal como já dissemos, o objectivo do jogo é conseguir atacar os perfis de outros utilizadores com bombas, tentando que estas rebentem antes do tempo acabar. No início do jogo apenas podemos  enviar bombas às contas dos nossos amigos. Vamos ganhando pontos cada vez que uma bomba explode na conta da nossa vítima, podendo com esses pontos, enviar mais do que uma bomba de cada vez ou enviar bombas a pessoas desconhecidas.

O BombExpress promete ser um sucesso. Apesar de ainda estar em fase beta, irá receber novas actualizações, com outros tipos de bombas e outras funcionalidades.

Facebook-BombExpress

Instruções em Português de como jogar BombExpress no Facebook

Não tem grande lógica, um jogo de nacionalidade Portuguesa trazer instruções apenas em Inglês. A pensar naqueles que têm mais dificuldades em Inglês, decidi traduzir as instruções do BombExpress em Português:

Jogar BombExpress, baseia-se em 3 simples passos:

1) Escolha a bomba pretendida na secção “Availabe Bombs” (Bombas disponíveis) e prima “Send it” (Enviar Bomba);

2) Escolha a sua vítima, clicando na foto da mesma e premindo em “Send it” (Enviar Bomba);

3) Escreva uma mensagem pessoal na “Message Box” (Caixa de Mensagens) que aparecer. Pode usar esta caixa de mensagens para explicar ao seu amigo a razão de estar a enviar-lhe uma bomba, simplesmente como brincadeira ou para o irritar. Esta caixa de mensagens serve ainda para pedir ao seu amigo para repassar a bomba para outro jogador ou utilizador do Facebook. A quantos mais jogadores conseguir passar e repassar a bomba, mais pontos irá ganhar!

No nível 1, apenas pode enviar outra bomba, depois da primeira que enviou ter explodido. Nos níveis posteriores, poderá enviar mais bombas ao mesmo tempo.

Como passar uma bomba no BombExpress:

Irá receber um email, cada vez que for vítima de um ataque do BombExpress. Este email só será enviado, se tiver permitido que aplicações exteriores o possam fazer.

Quando jogar BombExpress pela primeira vez, irá ver uma mensagem especial, na parte superior da aplicação, pedindo a sua permissão para receber alertas. Se tiver optado anteriormente por não receber alertas de email de aplicações do Facebook, poderá alterar agora essa opção nesse local.

Também irá receber alertas para repassar uma bomba no próprio jogo, podendo escolher entre passá-la imediatamente a outro jogador, ou guardá-la para ser enviada mais tarde. Isto poderá ter vantagens se quiser que a bomba não seja passada a muitos jogadores e quiser usá-la para alguém especial, mas pode ser ao mesmo tempo perigoso e encontrar-se rapidamente com várias bombas perigosas em mão, tudo isto com consequências devastadoras.

Tipos de Bomba que poderá encontrar no BombExpress:

Este jogo conta, por enquanto, com 3 tipos de bombas. Mais tarde virão novas bombas e novas funcionalidades. As que poderá encontrar agora são:

BombExpress - Bomba Louca

-  Mr. Crazy Bomb (a bomba louca!)
Pontuação: 10 pontos por explosão + 15 pontos por cada repassar de bomba
Evitar explosão: 30 pontos
Tempo para explosão: 30 minutos


BombExpress - Cerejas Gémeas

- Cherry Twins (cerejas gémeas)
Pontuação: 30 pontos por explosão + 10 pontos por cada repassar de bomba
Evitar explosão: 20 pontos
Tempo para explosão: 2 horas


BombExpress - Bomba do amor

- Love Bomb (bomba do amor)
Pontuação: 45 pontos por explosão + 7 pontos por cada repassar de bomba
Evitar explosão: 14 pontos
Tempo para explosão: 1 hora


BombExpress - Supresa de chocolate

– Choco Surprise (surpresa de chocolate)
Pontuação: 70 pontos por explosão + 4 pontos por cada repassar de bomba
Evitar explosão: 8 pontos
Tempo para explosão: 12 horas


Os pontos de “evitar explosão” são os pontos recebidos pela vítima, se esta passar a bomba para outra pessoa, evitando a explosão da bomba.

Poderá pontuar das seguintes formas:

1) Enviando bombas para os seus amigos – Quando uma bomba explode, vai receber automaticamente a pontuação dessa bomba, pontuação essa que será multiplicada pelo número de jogadores que repassaram essa bomba.

2) Se repassar uma bomba que foi enviada para si, irá receber a pontuação de “evitar explosão”.

3) Se tiver algum amigo que já seja jogador do BombExpress, este vai aparecer automaticamente na zona “Your Friends Scores” (pontuações dos seus amigos). Para convidar ou desafiar outros amigos para se juntarem ao BombExpress, poderá simplesmente enviar-lhes uma bomba ou enviar-lhes um convite.

Outras informações do jogo:

Bombas enviadas - Quando uma bomba explode, poderá ver que a imagem, onde diz “Bombs away”, se altera. Deverá clicar nessa imagem para ver o resultado do seu ataque e conseguir enviar novas bombas.

Níveis – Começa o jogo no nível 1, com uma bomba. À medida que aumentar a sua pontuação, assim aumenta o seu nível de jogo. Cada vez que chegar a um novo nível, irá receber a habilidade para enviar mais uma bomba, ou seja, no nível 9, por exemplo, conseguirá enviar 9 bombas simultaneamente.

No topo do ecrã, tem uma barra de informações sobre o jogo que está a decorrer:

“Bombs” (bombas): Aqui aparece o número de bombas que enviou e quantas ainda poderá enviar. Por exemplo, 1/3 significa que enviou uma bomba das 3 que tem disponíveis para enviar.

“Score” (pontuação): Esta é a sua pontuação actual. Lembre-se que só receberá pontos de uma bomba, quando a mesma explodir no seu adversário.

“Victories” (vitórias): Este é o contador das suas vitórias. Aqui é contabilizado o número de vítimas que sofreram os seus ataques.

“Blown up” (explodidas): Aqui aparecem o número de vezes que as bombas explodiram nas suas próprias mãos…

“Passes” (passagens): Este é o numero de vezes que passou uma bomba que alguém lhe enviou.

Notas finais:

Acredito que este jogo para o Facebook poderá ser uma boa aposta da empresa Portuguesa dJomba e que trará algumas horas de prazer no Facebook. Além de fazer novos amigos, irá se divertir a tentar destruir as contas dos seus amigos e desconhecidos do Facebook.

Se quiser experimentar este jogo de destruição de contas, experimente a aplicação BombExpress no Facebook.